Aula sobre Conflitos Territoriais Na Caxemira
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A Caxemira é uma região que fica entre a Índia e o Paquistão, sendo um dos principais pontos de tensão entre esses dois países. Desde a independência da Índia e do Paquistão, em 1947, a Caxemira vem sofrendo com conflitos territoriais, que já resultaram em guerras e em uma divisão da região entre os dois países. A questão da Caxemira envolve questões políticas, religiosas e culturais, e é um exemplo de como as fronteiras e os conflitos territoriais podem afetar a vida das pessoas.
Etapa 1 - Introdução do tema
Inicie a aula contextualizando o tema "Conflitos territoriais na Caxemira" e explicando a importância da região. Divida a turma em duplas ou trios e entregue uma folha em branco para cada grupo.Etapa 2 - Criação da ideia central
Explique que os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, com uma ideia central e sub-ideias. Os alunos irão discutir elaborar a ideia central.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos irão pesquisar sobre o tema, utilizando fontes diversas e confiáveis de pesquisa. Organize os materiais e incentive os estudantes.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar o mapa conceitual para a turma. Organize o tempo e estimule a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre os mapas conceituais apresentados pelos colegas e relacioná-las com as outras ideias. Estimule a reflexão e o debate entre os alunos.Etapa 6 - Elaboração de exemplos práticos
Os alunos irão elaborar exemplos práticos para ilustrar as ideias apresentadas nos mapas conceituais e explicar como os conflitos na caxemira afeta a vida das pessoas e quais possíveis soluções para o conflito.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos previamente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e síntese;
- Estimular a reflexão e o debate entre os alunos;
- Promover a cooperação e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos;
- Qualidade do mapa conceitual;
- Coerência e clareza das sub-ideias apresentadas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e definir os termos;
- Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais;
- Estimular a discussão em grupo;
- Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos;
- Proporcionar feedback construtivo.
Ações do aluno
- Trabalhar em conjunto na criação dos mapas conceituais;
- Apresentar o mapa conceitual para a turma;
- Participar da discussão em grupo;
- Elaborar exemplos práticos para ilustrar as ideias apresentadas nos mapas conceituais;