Aula sobre Conflitos Territoriais Na Caxemira

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Caxemira é uma região que fica entre a Índia e o Paquistão, sendo um dos principais pontos de tensão entre esses dois países. Desde a independência da Índia e do Paquistão, em 1947, a Caxemira vem sofrendo com conflitos territoriais, que já resultaram em guerras e em uma divisão da região entre os dois países. A questão da Caxemira envolve questões políticas, religiosas e culturais, e é um exemplo de como as fronteiras e os conflitos territoriais podem afetar a vida das pessoas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Tema

    Apresente e o tema da aula e explicar a importância da caxemira, as causa e consequências do conflito. Contextualize o tema e explique a dinâmica e os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos deverão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Nessa etapa, os alunos deverão pensar em como os diferentes atores envolvidos nos conflitos da Caxemira e como eles se sentem em relação a ela. Oriente aos alunos a criar um personagem fictício ou persona para esse mapa de empatia.

  3. Etapa 3 - Análise do conflito

    Os alunos irão analisar as causas, reivindicações e consequências do conflito. Oriente a pesquisa em fontes diversas e confiáveis.

  4. Etapa 4 - Brainstorming

    Os alunos irão fazer um brainstorming para encontrar soluções para os problemas identificados na etapa anterior. Incentive a participação e o registro das ideias.

  5. Etapa 5 - Seleção das Melhores Ideias

    Os alunos irão selecionar as melhores ideias geradas no brainstorming e justificar a escolha delas.

  6. Etapa 6 - Prototipagem

    Os alunos irão criar um protótipo da solução escolhida, que pode ser um texto ou um documento para mediação de conflito. Apresente um modelo para essa etapa, ou oriente os alunos na construção de um modelo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos Resultados

    Os alunos deverão apresentar os resultados da atividade para a turma. Organize o tempo das apresentações e estimule a participação dos estudantes. Finalize com uma síntese das apresentações e com questões que possam aprofundar o tema estudado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de conflitos territoriais;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe;
  • Promover a reflexão sobre a implementação de soluções criativas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade;
  • Criatividade na elaboração das soluções;
  • Cooperação e trabalho em equipe;
  • Qualidade do protótipo criado;
  • Capacidade de reflexão sobre a implementação da solução proposta.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto;
  • Orientar os alunos na elaboração do mapa de empatia;
  • Incentivar a criatividade e o pensamento crítico;
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade;
  • Coletar informações para o mapa de empatia;
  • Propor soluções criativas para o conflito territorial na Caxemira;
  • Elaborar um protótipo representando a solução proposta;
  • Refletir sobre a implementação da solução proposta.