Aula sobre Conflitos Territoriais Na Caxemira

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A Caxemira é uma região que fica entre a Índia e o Paquistão, sendo um dos principais pontos de tensão entre esses dois países. Desde a independência da Índia e do Paquistão, em 1947, a Caxemira vem sofrendo com conflitos territoriais, que já resultaram em guerras e em uma divisão da região entre os dois países. A questão da Caxemira envolve questões políticas, religiosas e culturais, e é um exemplo de como as fronteiras e os conflitos territoriais podem afetar a vida das pessoas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "os conflitos na Caxemira" e explique o que suas causas e consequências.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre disputas e conflitos territoriais. Organize um como estudo de caso o conflito na caxemira.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de infográfico

    Os alunos irão criar um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas. O modelo de estudo de caso deve conter informações sobre os impactos do conflito para as pessoas envolvidas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos irão realizar pesquisas para preencher as lacunas do modelo de infográfico. Forneça materiais para registro e pesquisa, como livros, revistas, entre outros. Explique a importância de fontes diversas e confiáveis para a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações que encontraram e preencherão juntos o modelo de infográfico.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar o seu infográfico e explicar os impactos da dos conflitos para as pessoas envolvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão reforçando os conceitos e ideias apresentadas. Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar transformações territoriais e conflitos em diferentes regiões do mundo.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação e cooperação em grupo.
  • Qualidade do infográfico e das informações contidas nas lacunas.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na leitura e análise do estudo de caso.
  • Estimular a cooperação e a participação dos alunos em grupo.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos durante a elaboração dos infográficos.
  • Estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Ler e analisar o estudo de caso com atenção.
  • Trabalhar em grupo de forma cooperativa e participativa.
  • Criar um infográfico claro e objetivo.
  • Preparar uma apresentação oral clara e objetiva.
  • Participar da discussão e reflexão sobre o tema.