Aula sobre Conflitos Territoriais Na Caxemira

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Caxemira é uma região que fica entre a Índia e o Paquistão, sendo um dos principais pontos de tensão entre esses dois países. Desde a independência da Índia e do Paquistão, em 1947, a Caxemira vem sofrendo com conflitos territoriais, que já resultaram em guerras e em uma divisão da região entre os dois países. A questão da Caxemira envolve questões políticas, religiosas e culturais, e é um exemplo de como as fronteiras e os conflitos territoriais podem afetar a vida das pessoas.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um material de estudo sobre o tema, que pode ser um texto, um vídeo, podcast ou uma apresentação. O material será distribuído aos estudantes com antecedência, para que eles possam estudar em casa.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os estudantes acessam e estudam o material preparado previamente e fazem anotações. Solicite que destaquem os pontos principais estudados, pensem em exemplos práticos que possam ilustrar o tema, e anotem as dúvidas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula (momento síncrono), divida os estudantes em grupos e oriente a discussão do material estudado previamente. Cada grupo organiza um ponto sobre o conflito da Caxemira para apresentar à classe.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo irá apresentar seu ponto para a classe. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a reflexão dos estudantes.

  5. Etapa 5 - Mapa Conceitual

    Após as apresentações, os estudantes elaboram um mapa conceitual sobre os conflitos na caxemira, suas causa, consequências e possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os estudantes apresentam os mapas conceituais e discutem os vários pontos sobre os conflitos na Caxemira.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão reforçando os pontos principais do tema e incentive os estudantes a continuarem estudando e refletindo sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre conflitos e disputas territoriais;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes;
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de criar e interpretar mapas conceituais;
  • Estimular a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos;
  • Qualidade e coerência do mapa conceitual criado pelos alunos;
  • Capacidade dos alunos de analisar e interpretar os conceitos relacionados ao tema;
  • Clareza e objetividade na apresentação dos conceitos;

Ações do professor

  • Contextualização do tema e apresentação da metodologia ativa Sala de Aula Invertida e orientações para a criação do mapa conceitual;
  • Estímulo à colaboração entre os alunos e à troca de ideias;
  • Acompanhamento individual dos alunos durante a criação do mapa conceitual;
  • Apresentação e discussão dos mapas conceituais criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Leitura prévia do material de estudo indicado pelo professor;
  • Criação do mapa conceitual, seguindo as orientações do professor;
  • Colaboração e troca de ideias com os colegas;
  • Apresentação do mapa conceitual criado para a turma;
  • Participação ativa na discussão e análise dos mapas conceituais apresentados.