Aula sobre Congruencia E Semelhanca De Triangulos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A geometria é uma das áreas mais importantes da Matemática, por estar presente em nosso cotidiano, seja na arquitetura, na engenharia, na arte, entre outras áreas. A aula aborda a congruência e semelhança de triângulos, que são conceitos fundamentais para a compreensão da geometria.

Exemplo Prático:

Utilize objetos do cotidiano, como caixas de papelão, para exemplificar a congruência e semelhança de triângulos. Os alunos podem medir os lados dos triângulos formados pelas caixas e verificar se eles são congruentes ou semelhantes, utilizando as condições estudadas na aula.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor apresenta o tema "Congruência e Semelhança de Triângulos" e seus subtópicos, explicando a importância desses conceitos na geometria.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e pesquisar as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

  3. Etapa 3 - Elaboração do template de avaliação por pares

    Os alunos devem elaborar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Elaboração dos argumentos

    Os alunos devem elaborar argumentos claros e coerentes para justificar suas respostas sobre as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

  5. Etapa 5 - Apresentação das respostas

    Cada grupo deve apresentar suas respostas de forma clara e objetiva, utilizando recursos analógicos disponíveis.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Os grupos devem avaliar o desempenho dos colegas de forma justa e construtiva, preenchendo o template de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Feedback do professor

    Dê feedbacks construtivos aos alunos, destacando os pontos positivos e as oportunidades de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos;
  • Promover a colaboração e a avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: os alunos devem trabalhar em equipe, dividindo as tarefas de forma equilibrada e respeitando os prazos estabelecidos;
  • Construção dos argumentos: os alunos devem apresentar argumentos claros e coerentes para justificar suas respostas;
  • Apresentação e comunicação: os alunos devem apresentar suas respostas de forma clara e objetiva, utilizando recursos analógicos disponíveis;
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por pares;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos;
  • Promover a colaboração e a avaliação por pares;
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe, dividindo as tarefas de forma equilibrada e respeitando os prazos estabelecidos;
  • Pesquisar e discutir as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes;
  • Elaborar argumentos claros e coerentes para justificar suas respostas;
  • Apresentar suas respostas de forma clara e objetiva, utilizando recursos analógicos disponíveis;
  • Avaliar o desempenho dos colegas de forma justa e construtiva.