Aula sobre Congruencia E Semelhanca De Triangulos
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a congruência e semelhança de triângulos são conceitos fundamentais na geometria, que permitem comparar e relacionar diferentes triângulos. Além disso, é importante destacar que esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como arquitetura, engenharia, física e outras ciências.
Exemplos práticos:
Para ajudar os alunos a entender melhor o assunto, é importante apresentar exemplos práticos. Por exemplo, pode-se mostrar como a semelhança de triângulos é utilizada em mapas e plantas de construção, ou como a congruência é importante na construção de objetos simétricos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Congruência e semelhança de triângulos" e explique a importância do assunto.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Troca de mapas
Os grupos devem trocar seus mapas com outros grupos e avaliam a qualidade do trabalho.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos devem se reunir para discutir os mapas recebidos e fazer sugestões de melhorias.Etapa 6 - Apresentação dos mapas
Cada grupo apresenta seu mapa conceitual para a turma.Etapa 7 - Avaliação
O professor avalia o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre o assunto.
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa conceitual.
- Participação e colaboração em grupo.
- Capacidade de apresentação e argumentação.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo.
- Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual.
- Avaliar os mapas recebidos e fazer sugestões de melhorias.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.