Aula sobre Congruencia E Semelhanca De Triangulos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a congruência e semelhança de triângulos são conceitos fundamentais na geometria, que permitem comparar e relacionar diferentes triângulos. Além disso, é importante destacar que esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como arquitetura, engenharia, física e outras ciências.

Exemplos práticos:

Para ajudar os alunos a entender melhor o assunto, é importante apresentar exemplos práticos. Por exemplo, pode-se mostrar como a semelhança de triângulos é utilizada em mapas e plantas de construção, ou como a congruência é importante na construção de objetos simétricos.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Congruência e semelhança de triângulos" e explique a importância do assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Troca de mapas

    Os grupos devem trocar seus mapas com outros grupos e avaliam a qualidade do trabalho.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos devem se reunir para discutir os mapas recebidos e fazer sugestões de melhorias.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo apresenta seu mapa conceitual para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor avalia o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre o assunto.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Capacidade de apresentação e argumentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual.
  • Avaliar os mapas recebidos e fazer sugestões de melhorias.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.