Aula sobre Congruencia E Semelhanca De Triangulos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A congruência e semelhança de triângulos são conceitos fundamentais na geometria e têm muitas aplicações práticas na vida cotidiana. Por exemplo, na engenharia, arquitetura e design gráfico, a semelhança de triângulos é usada para criar modelos em escala. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes e como aplicar esse conhecimento para resolver problemas do mundo real.

  1. Etapa 1 - Apresentação do conceito de semelhança de triângulos

    Faça uma breve apresentação sobre o conceito de semelhança de triângulos, mostrando exemplos práticos e explicando as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes. Eles preencherão os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo o que aprenderam sobre as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes e como aplicar esse conhecimento para resolver problemas do mundo real.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos trabalharão em grupos para resolver problemas que envolvam semelhança de triângulos, usando as condições que aprenderam na aula.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará seus resultados e soluções para os problemas propostos, explicando como aplicaram as condições de semelhança de triângulos para chegar às respostas.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala de aula

    Conduza uma discussão em sala de aula para avaliar o aprendizado dos alunos e esclareça quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante a resolução dos problemas.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os alunos receberão uma tarefa de casa para resolver mais problemas envolvendo semelhança de triângulos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Promover a aplicação prática dos conceitos de semelhança de triângulos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
  • Habilidade dos alunos em aplicar essas condições para resolver problemas do mundo real.
  • Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e em sala de aula.
  • Criatividade e originalidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Qualidade da tarefa de casa entregue pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar conceitos de semelhança de triângulos de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e em sala de aula.
  • Oferecer feedback construtivo sobre as soluções apresentadas pelos grupos.
  • Esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir durante a aula.
  • Propor problemas desafiadores que estimulem a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula.
  • Trabalhar em equipe para resolver os problemas propostos.
  • Criar soluções originais e criativas para os problemas apresentados.
  • Realizar a tarefa de casa com dedicação e atenção aos detalhes.
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema apresentado.