Aula sobre Congruencia E Semelhanca De Triangulos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A geometria é uma das áreas mais importantes da matemática, pois está presente em nosso cotidiano, seja na arquitetura, na engenharia, na arte, entre outras áreas. Nesta aula, os estudantes terão a oportunidade de estudar a congruência e semelhança de triângulos, que são conceitos fundamentais para a compreensão de outras áreas da geometria.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar a importância da congruência e semelhança de triângulos. Em seguida, divida a turma em grupos e explique a metodologia ativa de gamificação que será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do Mapa de Registro

    Cada grupo deve criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do Jogo

    Cada grupo deve desenvolver um jogo que aborde o tema da aula, utilizando apenas recursos analógicos. O jogo deve ser criativo, desafiador e engajador, e deve conter perguntas e desafios relacionados à congruência e semelhança de triângulos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras, os desafios e as recompensas. Os demais alunos devem jogar e avaliar o jogo conforme os critérios estabelecidos pelo professor.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos devem discutir em grupo sobre as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes, utilizando exemplos práticos e ilustrações.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os alunos conforme os critérios estabelecidos, considerando a participação, a criatividade, o engajamento e o conhecimento adquirido.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os conceitos estudados e a importância da congruência e semelhança de triângulos na geometria e em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
  • Estimular a criatividade e o engajamento dos alunos na aprendizagem.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo e na discussão em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Conhecimento adquirido sobre as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
  • Engajamento e interesse na atividade.
  • Cooperação e colaboração com os demais membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia ativa de gamificação.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro e na elaboração do jogo.
  • Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
  • Estimular a participação, a criatividade e o engajamento dos alunos.
  • Concluir a aula reforçando os conceitos estudados e a importância da congruência e semelhança de triângulos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo e na discussão em grupo.
  • Utilizar a criatividade e a originalidade na criação do jogo.
  • Demonstrar interesse e engajamento na atividade.
  • Cooperar e colaborar com os demais membros do grupo.
  • Adquirir conhecimento sobre as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.