Aula sobre Congruencia E Semelhanca De Triangulos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a congruência e semelhança de triângulos são conceitos fundamentais na geometria, que permitem comparar e relacionar diferentes triângulos. Mostre exemplos práticos, como a construção de figuras geométricas em um mapa ou a utilização de triângulos em projetos de arquitetura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus subtópicos, explicando as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes. O objetivo é que os alunos compreendam o conceito e a importância da semelhança de triângulos.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Na primeira estação, os alunos devem resolver exercícios de semelhança de triângulos em duplas. Disponibilize uma lista de exercícios e oriente os alunos a trabalharem juntos para encontrar as soluções.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Na segunda estação, os alunos devem criar figuras geométricas utilizando triângulos semelhantes. Disponibilize materiais como papel, lápis, régua e tesoura para que os alunos possam construir as figuras.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Na terceira estação, os alunos devem criar um jogo de tabuleiro sobre semelhança de triângulos. Oriente os alunos a trabalharem em grupos para criar as regras e o tabuleiro do jogo.

  5. Etapa 5 - Estação 4

    Na quarta estação, os alunos devem criar um vídeo explicando as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes. Disponibilize materiais como câmeras e celulares para que os alunos possam gravar os vídeos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Ao final da aula, os alunos devem apresentar suas criações para a turma. Oriente os alunos a utilizarem o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as atividades.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Oriente os alunos com base nos critérios estabelecidos, como a compreensão do conceito de semelhança de triângulos, a resolução dos exercícios, a criatividade na construção das figuras e do jogo de tabuleiro, e a qualidade do vídeo explicativo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem ativa e significativa.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de semelhança de triângulos.
  • Resolução dos exercícios propostos.
  • Criatividade na construção das figuras e do jogo de tabuleiro.
  • Qualidade do vídeo explicativo.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos.
  • Disponibilizar materiais e orientar os alunos nas estações.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem ativa e significativa.

Ações do aluno

  • Resolver os exercícios de semelhança de triângulos em duplas.
  • Criar figuras geométricas utilizando triângulos semelhantes.
  • Criar um jogo de tabuleiro sobre semelhança de triângulos em grupo.
  • Criar um vídeo explicando as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as atividades.