Aula sobre Congruencia E Semelhanca De Triangulos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre Congruência e Semelhança de Triângulos é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da geometria dos alunos. Esta aula aborda a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, que permitirá aos alunos desenvolverem um mapa conceitual sobre o tema, utilizando apenas recursos analógicos.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie aos alunos um vídeo explicativo sobre Congruência e Semelhança de Triângulos, com exemplos práticos e exercícios para serem resolvidos em casa.

  2. Etapa 2 - Mapa Conceitual

    Na sala de aula, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa, utilizando recursos analógicos, como papel, canetas coloridas e post-its.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as sub-ideias do mapa conceitual, trocando ideias e esclarecendo dúvidas. Acompanhe as discussões e orientar os alunos quando necessário.

  4. Etapa 4 - Exemplos Práticos

    Apresente exemplos práticos de Congruência e Semelhança de Triângulos, utilizando recursos analógicos, como régua, compasso e papel. Os alunos devem acompanhar e participar da resolução dos exemplos.

  5. Etapa 5 - Resolução de Exercícios

    Os alunos devem resolver exercícios sobre Congruência e Semelhança de Triângulos, utilizando recursos analógicos, como papel e caneta. Acompanhe a resolução dos exercícios e esclarecer dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Mapas Conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Avalie a apresentação dos alunos e esclareça dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos, como a compreensão do tema, a capacidade de criar um mapa conceitual e a resolução dos exercícios.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o raciocínio lógico e a geometria dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema.
  • Capacidade de criar um mapa conceitual.
  • Resolução dos exercícios.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos de Congruência e Semelhança de Triângulos.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Discutir em grupo sobre as sub-ideias do mapa conceitual.
  • Resolver exercícios sobre Congruência e Semelhança de Triângulos.