Aula sobre Conhecendo A Historia Da India
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A história da Índia é rica em cultura, religião e tradições. A Índia é um país que tem uma história milenar e que influenciou muitas outras culturas ao longo dos séculos. Nesta aula, vamos conhecer um pouco mais sobre a história da Índia e como ela se relaciona com o imperialismo europeu. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Aprendizagem entre pares
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a história da Índia. Convide os alunos a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo receberá um subtópico para pesquisar sobre a história da Índia e sua relação com o imperialismo europeu. Os subtópicos são: a colonização britânica, a independência da Índia, a cultura indiana e a religião hindu. Os alunos terão 30 minutos para pesquisar em grupo e preparar uma apresentação.Etapa 4 - Apresentação em grupo
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas descobertas para a turma. Os outros grupos deverão preencher o template de avaliação por pares durante as apresentações.Etapa 5 - Avaliação por pares
Os alunos irão avaliar os outros grupos utilizando o template de avaliação por pares. Cada grupo deverá preencher o template para os outros grupos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e fracos de cada apresentação.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os pontos principais da história da Índia e sua relação com o imperialismo europeu.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
- Estimular a pesquisa em grupo e a apresentação oral.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a história da Índia.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
- Conduzir a avaliação por pares e a discussão em grupo.
- Concluir a aula reforçando os pontos principais da história da Índia.
Ações do aluno
- Pesquisar em grupo sobre a história da Índia e sua relação com o imperialismo europeu.
- Preparar uma apresentação oral.
- Avaliar os outros grupos utilizando o template de avaliação por pares.
- Discutir em grupo as avaliações recebidas e identificar os pontos fortes e fracos de cada apresentação.