Aula sobre Conhecendo A Historia Da India

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A história da Índia é rica em cultura, religião e tradições. A Índia é um país que tem uma história milenar e que influenciou muitas outras culturas ao longo dos séculos. Nesta aula, vamos conhecer um pouco mais sobre a história da Índia e como ela se relaciona com o imperialismo europeu. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Aprendizagem entre pares


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a história da Índia. Convide os alunos a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo receberá um subtópico para pesquisar sobre a história da Índia e sua relação com o imperialismo europeu. Os subtópicos são: a colonização britânica, a independência da Índia, a cultura indiana e a religião hindu. Os alunos terão 30 minutos para pesquisar em grupo e preparar uma apresentação.

  4. Etapa 4 - Apresentação em grupo

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas descobertas para a turma. Os outros grupos deverão preencher o template de avaliação por pares durante as apresentações.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Os alunos irão avaliar os outros grupos utilizando o template de avaliação por pares. Cada grupo deverá preencher o template para os outros grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e fracos de cada apresentação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os pontos principais da história da Índia e sua relação com o imperialismo europeu.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a apresentação oral.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a história da Índia.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
  • Conduzir a avaliação por pares e a discussão em grupo.
  • Concluir a aula reforçando os pontos principais da história da Índia.

Ações do aluno

  • Pesquisar em grupo sobre a história da Índia e sua relação com o imperialismo europeu.
  • Preparar uma apresentação oral.
  • Avaliar os outros grupos utilizando o template de avaliação por pares.
  • Discutir em grupo as avaliações recebidas e identificar os pontos fortes e fracos de cada apresentação.