Aula sobre Conhecendo A Historia Da India

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A história da Índia é rica em cultura, religião e tradições. A Índia é um país que tem uma história milenar e que influenciou muitas outras culturas ao longo dos séculos. Nesta aula, vamos conhecer um pouco mais sobre a história da Índia e como ela se relaciona com o imperialismo na África e Ásia. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma metodologia ágil e colaborativa que ajuda a desenvolver soluções criativas para problemas complexos. Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Você irá apresentar um breve histórico sobre a Índia e sua relação com o imperialismo na África e Ásia. Os alunos irão fazer uma leitura compartilhada de um texto sobre o tema e discutir em grupo as principais informações.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental com as principais informações sobre a história da Índia e sua relação com o imperialismo na África e Ásia. O mapa mental deve conter os principais eventos históricos, personagens importantes e suas relações.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um evento histórico importante da Índia e sua relação com o imperialismo na África e Ásia para desenvolver um projeto. Eles devem justificar a escolha do evento e explicar como ele se relaciona com o tema.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo de um produto ou serviço que possa ser utilizado para ensinar sobre o evento histórico escolhido. Eles devem pensar em como apresentar as informações de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e receber feedbacks. Eles devem explicar como o produto ou serviço pode ser utilizado para ensinar sobre o evento histórico escolhido.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos considerando a qualidade dos materiais produzidos e a participação na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de soluções para problemas complexos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Qualidade do mapa mental e do protótipo criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do protótipo.

Ações do professor

  • Apresentar um breve histórico sobre a Índia e sua relação com o imperialismo na África e Ásia.
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental e do protótipo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do Design Sprint.
  • Criar um mapa mental com as principais informações sobre a história da Índia e sua relação com o imperialismo na África e Ásia.
  • Criar um protótipo de um produto ou serviço que possa ser utilizado para ensinar sobre o evento histórico escolhido.