Aula sobre Conhecendo A Historia Da India

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A história da Índia é rica em cultura, religião e tradições. A Índia é um país que tem uma história milenar e que influenciou muitas outras culturas ao longo dos séculos. Nesta aula, vamos conhecer um pouco mais sobre a história da Índia e como ela se relaciona com o imperialismo europeu. Vamos entender como as populações locais resistiram ao imperialismo e como isso influenciou a história da Índia e do mundo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, no qual os alunos devem responder a uma pergunta relacionada ao tema da aula. Por exemplo: "O que você sabe sobre a história da Índia?".

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente uma contextualização sobre a história da Índia, destacando os principais acontecimentos e personagens históricos. É importante que você utilize recursos audiovisuais, como imagens e vídeos, para tornar a aula mais dinâmica e interessante.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos para discutir sobre a resistência das populações locais ao imperialismo europeu na Índia. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do template e forneça exemplos práticos.

  5. Etapa 5 - Pesquisa em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos para realizar uma pesquisa sobre um tema relacionado à história da Índia. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Finalize a aula com um check-out, no qual os alunos devem responder a uma pergunta relacionada ao tema da aula. Por exemplo: "O que você aprendeu sobre a história da Índia?".

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a apresentação de conclusões para a turma.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada em grupo.
  • Qualidade da apresentação das conclusões para a turma.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Fornecer exemplos práticos sobre o tema da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa em grupo com qualidade.
  • Apresentar as conclusões para a turma de forma clara e objetiva.