Aula sobre Conhecendo A Historia Da India
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A história da Índia é rica em cultura, religião e tradições. A Índia é um país que tem uma história milenar e que influenciou muitas outras culturas ao longo dos séculos. Nesta aula, vamos conhecer um pouco mais sobre a história da Índia e como ela se relaciona com o imperialismo europeu. Vamos entender como as populações locais resistiram ao imperialismo e como isso influenciou a história da Índia e do mundo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com um check-in, no qual os alunos devem responder a uma pergunta relacionada ao tema da aula. Por exemplo: "O que você sabe sobre a história da Índia?".Etapa 2 - Contextualização
Apresente uma contextualização sobre a história da Índia, destacando os principais acontecimentos e personagens históricos. É importante que você utilize recursos audiovisuais, como imagens e vídeos, para tornar a aula mais dinâmica e interessante.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos para discutir sobre a resistência das populações locais ao imperialismo europeu na Índia. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem
Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do template e forneça exemplos práticos.Etapa 5 - Pesquisa em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos para realizar uma pesquisa sobre um tema relacionado à história da Índia. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 6 - Check-out
Finalize a aula com um check-out, no qual os alunos devem responder a uma pergunta relacionada ao tema da aula. Por exemplo: "O que você aprendeu sobre a história da Índia?".
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
- Estimular a pesquisa em grupo e a apresentação de conclusões para a turma.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada em grupo.
- Qualidade da apresentação das conclusões para a turma.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Fornecer exemplos práticos sobre o tema da aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar a pesquisa em grupo com qualidade.
- Apresentar as conclusões para a turma de forma clara e objetiva.