Aula sobre Conhecendo A Historia Da India

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Índia é um país com uma história rica e diversa, que remonta a milhares de anos. Desde a antiguidade, a Índia tem sido um centro de comércio, cultura e religião, e sua história é marcada por grandes impérios, conflitos e mudanças sociais. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer a história da Índia de uma forma diferente, através da metodologia ativa Gamificação. Eles irão criar um jogo de tabuleiro que aborda os principais eventos e personagens da história indiana, desenvolvendo habilidades como pesquisa, trabalho em equipe e criatividade.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Gamificação. Faça a divisão da turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique as regras do jogo de tabuleiro que eles irão criar.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um período específico da história da Índia, como a civilização do Vale do Indo, o Império Maurya, o Império Gupta, a invasão muçulmana e o domínio britânico. Eles devem coletar informações sobre os eventos, personagens e aspectos culturais de cada período.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Com base nas informações coletadas, cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, incluindo um dado, pinos e cards de perguntas e ações. Eles devem incluir perguntas sobre os eventos e personagens de cada período, bem como ações que representem aspectos culturais da Índia, como danças, músicas e comidas típicas.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos, jogando e avaliando a jogabilidade, a clareza das regras e a qualidade das perguntas e ações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão se reunir para discutir as semelhanças e diferenças entre os jogos criados, bem como as informações históricas apresentadas em cada um deles.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a importância de conhecer a história da Índia e como a metodologia ativa Gamificação pode tornar o aprendizado mais divertido e envolvente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover o aprendizado de forma lúdica e divertida.
  • Contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das perguntas e ações incluídas no jogo.
  • Clareza das regras do jogo.
  • Coerência das informações históricas apresentadas.
  • Participação e colaboração dos alunos em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.

Ações do professor

  • Explicar claramente as regras do jogo e a metodologia ativa Gamificação.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do jogo.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
  • Encorajar a reflexão sobre a importância do aprendizado da história da Índia.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um período específico da história da Índia.
  • Criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas à história da Índia.
  • Testar e avaliar os jogos criados pelos outros grupos.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Refletir sobre a importância do aprendizado da história da Índia.