Aula sobre Conhecendo A Historia Da India

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A história da Índia é rica em cultura, religião e tradições. A Índia é um país que tem uma história milenar e que influenciou muitas outras culturas ao longo dos séculos. Nesta aula, vamos conhecer um pouco mais sobre a história da Índia e como ela se relaciona com o imperialismo europeu. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a história da Índia. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a expressarem suas opiniões sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre a história da Índia e o imperialismo europeu. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e opiniões sobre a história da Índia e o imperialismo europeu.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Você deve promover uma discussão em grupo sobre a história da Índia que foi discutida nos grupos, incentivando os alunos a analisarem e debaterem as informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos abordados. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
  • Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula e a expressão de suas opiniões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Qualidade das informações pesquisadas e apresentadas pelos alunos.
  • Coerência e clareza na apresentação das conclusões e opiniões dos grupos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da aula e incentivar a participação dos alunos.
  • Mediar a discussão em grupo e auxiliar os alunos na pesquisa.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a história da Índia e o imperialismo europeu.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs,
  • Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar suas conclusões e opiniões.