Aula sobre Conhecendo A Historia Da India
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A história da Índia é rica em cultura, religião e tradições. A Índia é um país que tem uma história milenar e que influenciou muitas outras culturas ao longo dos séculos. Nesta aula, vamos conhecer um pouco mais sobre a história da Índia e como ela se relaciona com o imperialismo europeu. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a história da Índia. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a expressarem suas opiniões sobre o tema.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão pesquisar sobre a história da Índia e o imperialismo europeu. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar suas conclusões e opiniões sobre a história da Índia e o imperialismo europeu.Etapa 5 - Discussão
Você deve promover uma discussão em grupo sobre a história da Índia que foi discutida nos grupos, incentivando os alunos a analisarem e debaterem as informações apresentadas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos abordados. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
- Estimular a pesquisa e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na aula e a expressão de suas opiniões.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na aula.
- Qualidade das informações pesquisadas e apresentadas pelos alunos.
- Coerência e clareza na apresentação das conclusões e opiniões dos grupos.
Ações do professor
- Contextualizar o tema da aula e incentivar a participação dos alunos.
- Mediar a discussão em grupo e auxiliar os alunos na pesquisa.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a história da Índia e o imperialismo europeu.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs,
- Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar suas conclusões e opiniões.