Aula sobre Conhecendo A Uniao Europeia
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A União Europeia é uma organização política e econômica composta por 27 países europeus. Ela foi criada com o objetivo de promover a integração econômica e política entre os países membros, além de garantir a paz e a estabilidade no continente europeu.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Conhecendo a União Europeia" e explique a importância da organização para a integração europeia e mundial.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre a União Europeia, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Para isso, divida a turma em grupos, com 4 a 5 alunos, e forneça materiais para a criação do mapa.Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as características e desafios da União Europeia identificados em cada campo.Etapa 4 - Discussão sobre a integração regional
Conduza uma discussão sobre a importância da integração regional e apresente exemplos de organizações de integração na América Latina, como o Mercosul e a OEA.Etapa 5 - Reflexão sobre a importância da União Europeia
Os alunos irão refletir sobre a importância da União Europeia para a integração europeia e mundial, e sobre as possibilidades de integração na América Latina.Etapa 6 - Avaliação da aula
Avalie a aula e os alunos irão avaliar o processo de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância da União Europeia para a integração mundial.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
- Compreensão dos alunos sobre as características e desafios da União Europeia.
- Reflexão crítica dos alunos sobre a importância da União Europeia para a integração mundial.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da União Europeia.
- Dividir a turma em grupos para a criação do mapa de empatia.
- Conduzir a discussão sobre a importância da integração regional.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da União Europeia.
- Avaliar a aula e o processo de aprendizagem dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
- Apresentar o mapa de empatia para a turma.
- Refletir criticamente sobre a importância da União Europeia para a integração mundial.
- Avaliar a aula e o processo de aprendizagem.