Aula sobre Conhecendo A Uniao Europeia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A União Europeia é uma organização política e econômica formada por 27 países europeus. Ela foi criada com o objetivo de promover a integração econômica e política entre seus membros, além de garantir a paz e a estabilidade na região. A UE é um exemplo de como a cooperação entre países pode trazer benefícios para todos.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a aula, explicando o que é a UE e seus objetivos. Em seguida, divida a turma em grupos de até cinco alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os grupos criarão o mapa de registro com os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre a UE

    Cada grupo fará uma pesquisa sobre a UE, buscando informações sobre sua história, membros, objetivos, políticas e programas. Forneça materiais de apoio, como livros, revistas e sites.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Com base nas informações coletadas, cada grupo criará seu jogo, seguindo o mapa de registro criado na etapa 2. Oriente e auxilie os alunos na criação do jogo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como as informações sobre a UE foram incorporadas ao jogo. Os outros grupos poderão fazer perguntas e dar sugestões.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma discutirá sobre as informações aprendidas e como elas podem ser aplicadas no cotidiano. Faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de informações relevantes
  • Estimular o trabalho em equipe e a criatividade
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico
  • Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano
  • Estimular a reflexão sobre a importância da cooperação entre países

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos durante a aula
  • Qualidade do jogo criado pelo grupo
  • Capacidade de incorporar as informações sobre a UE no jogo
  • Habilidade em apresentar o jogo para a turma
  • Reflexão crítica sobre a importância da UE e sua relevância no cotidiano

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos aprendidos pelos alunos

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar o jogo
  • Realizar pesquisa sobre a UE
  • Incorporar as informações sobre a UE no jogo criado
  • Apresentar o jogo para a turma
  • Refletir sobre a importância da UE e sua relevância no cotidiano