Aula sobre Conhecendo A Uniao Europeia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A União Europeia é um exemplo de organização que busca a integração de países e povos diferentes em um mesmo bloco econômico e político. Essa integração tem impactos diretos na vida dos cidadãos europeus, como a livre circulação de pessoas e bens, além de acordos comerciais e políticos importantes.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos a serem alcançados. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e receberão o modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um dos países que fazem parte da União Europeia, buscando informações como sua localização geográfica, idioma, moeda, cultura e principais cidades. Os alunos deverão anotar as informações em um papel ou em seus cadernos.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar as informações coletadas sobre o país pesquisado. Durante a apresentação, os demais grupos farão perguntas e comentários sobre as informações apresentadas. Incentive a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Apresente algumas questões sobre a União Europeia, como "Quais são os principais objetivos da União Europeia?" e "Como a União Europeia impacta a vida dos cidadãos europeus?". Os alunos deverão discutir em seus grupos e apresentar suas opiniões e argumentos durante o debate.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese das principais informações e argumentos apresentados durante o debate. Os alunos deverão registrar em seus cadernos ou em um papel suas principais aprendizagens sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e análise do tema.
  • Incentivar a pesquisa e a apresentação de informações sobre um país da União Europeia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a pesquisa, apresentação e debate.
  • Qualidade das informações apresentadas sobre o país pesquisado.
  • Argumentação clara e coerente durante o debate.
  • Capacidade de síntese e registro das principais aprendizagens sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e os objetivos a serem alcançados.
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir o modelo de avaliação por rubrica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a pesquisa, apresentação e debate.
  • Fazer uma síntese das principais informações e argumentos apresentados durante o debate.
  • Orientar os alunos na elaboração do registro das principais aprendizagens sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um país da União Europeia.
  • Apresentar as informações coletadas sobre o país pesquisado.
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e opiniões.
  • Registrar as principais aprendizagens sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho do grupo e dos demais grupos durante a atividade.