Aula sobre Conhecendo A Uniao Europeia
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A União Europeia é um exemplo de organização que busca a integração de países e povos diferentes em um mesmo bloco econômico e político. Essa integração tem impactos diretos na vida dos cidadãos europeus, como a livre circulação de pessoas e bens, além de acordos comerciais e políticos importantes.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos a serem alcançados. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e receberão o modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo irá pesquisar sobre um dos países que fazem parte da União Europeia, buscando informações como sua localização geográfica, idioma, moeda, cultura e principais cidades. Os alunos deverão anotar as informações em um papel ou em seus cadernos.Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar as informações coletadas sobre o país pesquisado. Durante a apresentação, os demais grupos farão perguntas e comentários sobre as informações apresentadas. Incentive a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Debate
Apresente algumas questões sobre a União Europeia, como "Quais são os principais objetivos da União Europeia?" e "Como a União Europeia impacta a vida dos cidadãos europeus?". Os alunos deverão discutir em seus grupos e apresentar suas opiniões e argumentos durante o debate.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese das principais informações e argumentos apresentados durante o debate. Os alunos deverão registrar em seus cadernos ou em um papel suas principais aprendizagens sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e análise do tema.
- Incentivar a pesquisa e a apresentação de informações sobre um país da União Europeia.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a pesquisa, apresentação e debate.
- Qualidade das informações apresentadas sobre o país pesquisado.
- Argumentação clara e coerente durante o debate.
- Capacidade de síntese e registro das principais aprendizagens sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e os objetivos a serem alcançados.
- Dividir os alunos em grupos e distribuir o modelo de avaliação por rubrica.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a pesquisa, apresentação e debate.
- Fazer uma síntese das principais informações e argumentos apresentados durante o debate.
- Orientar os alunos na elaboração do registro das principais aprendizagens sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um país da União Europeia.
- Apresentar as informações coletadas sobre o país pesquisado.
- Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e opiniões.
- Registrar as principais aprendizagens sobre o tema.
- Avaliar o desempenho do grupo e dos demais grupos durante a atividade.