Aula sobre Conhecendo A Uniao Europeia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A União Europeia é um bloco econômico formado por 27 países europeus que buscam a integração política, social e econômica. A UE é um exemplo de como a cooperação entre países pode trazer benefícios para a população, como a livre circulação de pessoas, bens e serviços, além de políticas comuns em áreas como meio ambiente, educação e saúde. Nesta atividade, vamos conhecer mais sobre a União Europeia e sua importância no cenário internacional.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e o objetivo da atividade. Em seguida, será exibido um vídeo sobre a União Europeia e sua importância no contexto mundial.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - História da União Europeia

    Os alunos irão assistir a um vídeo sobre a história da União Europeia e responder a um questionário sobre o tema. Em seguida, irão elaborar um mapa mental com as principais informações sobre a história do bloco.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Países da União Europeia

    Os alunos irão pesquisar sobre os países que fazem parte da União Europeia e suas capitais. Em seguida, irão elaborar um mapa da Europa e marcar os países e suas respectivas capitais.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Políticas da União Europeia

    Os alunos irão pesquisar sobre as principais políticas da União Europeia, como a Política Agrícola Comum e a Política de Coesão. Em seguida, irão elaborar um infográfico sobre uma das políticas pesquisadas.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os alunos irão se reunir em grupos e apresentar as atividades realizadas em cada estação. Em seguida, faça uma síntese dos principais pontos abordados na atividade.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Os alunos irão responder a um questionário sobre o tema da atividade. Em seguida, irão elaborar uma redação sobre a importância da União Europeia no cenário internacional.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a atividade realizada, destacando os principais pontos abordados na aula e a importância da cooperação entre países.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade dos alunos na elaboração de mapas mentais e infográficos.
  • Estimular a capacidade de síntese dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das respostas aos questionários e da redação elaborada.
  • Criatividade e organização na elaboração dos mapas mentais e infográficos.
  • Capacidade de síntese na apresentação das atividades realizadas.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e o objetivo da atividade.
  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.
  • Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as atividades com criatividade e organização.
  • Trabalhar em equipe e cooperar com os colegas.
  • Responder aos questionários e elaborar a redação com qualidade.
  • Apresentar as atividades realizadas de forma clara e objetiva.