Aula sobre Conhecendo A Uniao Europeia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A União Europeia é uma organização política e econômica formada por 27 países europeus, criada com o objetivo de promover a integração entre as nações e garantir a paz na região. A UE é uma das organizações mais importantes do mundo, com grande influência na economia global e nas políticas internacionais.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Introdução ao tema
Inicie a aula com uma breve apresentação sobre a União Europeia, seus países membros e objetivos. Em seguida, exiba um vídeo ou apresentação de slides para contextualizar o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto sobre a União Europeia e suas principais instituições e objetivos. Disponibilize o material previamente por meio de um link ou QR code. Os alunos deverão criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" para avaliar o material.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça que discutam sobre o material assistido ou lido. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e avaliações utilizando o modelo criado na etapa anterior.Etapa 4 - Apresentação em plenária
Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e avaliações para toda a turma. Incentive o debate e a troca de ideias entre os grupos.Etapa 5 - Atividade prática
Crie uma apresentação sobre a União Europeia, destacando seus objetivos, principais instituições e países membros. A apresentação pode ser feita em grupo ou individualmente.Etapa 6 - Encerramento
Finalize a aula com uma reflexão sobre a importância da União Europeia e suas contribuições para a economia e a política global.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e avaliação.
- Compreender os objetivos e analisar a importância da União Europeia como organismo de integração europeu.
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos objetivos e principais instituições da União Europeia.
- Habilidade de análise e avaliação do material apresentado.
- Qualidade da apresentação sobre a União Europeia.
Ações do professor
- Disponibilizar o material previamente para os alunos.
- Incentivar a participação e o debate em grupo.
- Fornecer feedbacks construtivos sobre as apresentações dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao material previamente.
- Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o material.
- Trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.