Aula sobre Conhecendo A Uniao Europeia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A União Europeia é uma organização política e econômica formada por 27 países europeus, criada com o objetivo de promover a integração entre as nações e garantir a paz na região. A UE é uma das organizações mais importantes do mundo, com grande influência na economia global e nas políticas internacionais.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre a União Europeia, seus países membros e objetivos. Em seguida, exiba um vídeo ou apresentação de slides para contextualizar o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto sobre a União Europeia e suas principais instituições e objetivos. Disponibilize o material previamente por meio de um link ou QR code. Os alunos deverão criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" para avaliar o material.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça que discutam sobre o material assistido ou lido. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e avaliações utilizando o modelo criado na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Apresentação em plenária

    Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e avaliações para toda a turma. Incentive o debate e a troca de ideias entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Crie uma apresentação sobre a União Europeia, destacando seus objetivos, principais instituições e países membros. A apresentação pode ser feita em grupo ou individualmente.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Finalize a aula com uma reflexão sobre a importância da União Europeia e suas contribuições para a economia e a política global.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e avaliação.
  • Compreender os objetivos e analisar a importância da União Europeia como organismo de integração europeu.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos objetivos e principais instituições da União Europeia.
  • Habilidade de análise e avaliação do material apresentado.
  • Qualidade da apresentação sobre a União Europeia.

Ações do professor

  • Disponibilizar o material previamente para os alunos.
  • Incentivar a participação e o debate em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre as apresentações dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao material previamente.
  • Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o material.
  • Trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.