Aula sobre Conhecendo As Cores
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A aula "Conhecendo as Cores" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, em especial a cor, na apreciação de diferentes produções artísticas. A cor é um elemento fundamental na arte, pois é capaz de transmitir sensações, emoções e significados. Além disso, a cor está presente em nosso cotidiano, seja na natureza, na moda, na publicidade, entre outros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena” e “que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, inicie a com uma breve conversa sobre a importância da cor na arte e no cotidiano. Em seguida, apresente exemplos de obras de arte que utilizam a cor de forma expressiva, como as obras de Van Gogh e Mondrian.Etapa 2 - Problematização (20 minutos)
Divida a turma em grupos e apresente um problema: "Um artista precisa criar uma obra de arte que transmita a sensação de alegria. Como ele pode utilizar a cor para transmitir essa sensação?" Os alunos deverão discutir em grupo e apresentar suas ideias.Etapa 3 - Pesquisa (30 minutos)
Os alunos deverão pesquisar sobre a teoria das cores, como as cores se relacionam entre si e como podem ser utilizadas para transmitir sensações e emoções. Você poderá disponibilizar materiais de apoio, como livros, revistas e sites.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)
Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: “que bom”, “que pena” e “que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deverá orientar os alunos na criação do template.Etapa 5 - Criação da obra de arte (60 minutos)
Os alunos deverão criar uma obra de arte que transmita a sensação de alegria utilizando a cor de forma expressiva. Você deverá orientar os alunos na criação da obra de arte.Etapa 6 - Apresentação das obras de arte e avaliação (30 minutos)
Os alunos apresentarão suas obras de arte e utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Você poderá utilizar os resultados da avaliação para aprimorar a metodologia e a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, em especial a cor, na apreciação de diferentes produções artísticas.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada da teoria das cores na criação da obra de arte.
- Expressividade da obra de arte na transmissão da sensação de alegria.
- Participação ativa e colaborativa dos alunos na discussão em grupo e na criação da obra de arte.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa sobre a teoria das cores.
- Orientar os alunos na criação da obra de arte e na utilização adequada da teoria das cores.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo sobre o problema apresentado.
- Realizar a pesquisa sobre a teoria das cores.
- Criar a obra de arte utilizando a cor de forma expressiva.