Aula sobre Conhecendo As Cores

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A aula "Conhecendo as Cores" tem como objetivo apresentar aos alunos do 6º ano do ensino fundamental os conceitos básicos de cores na arte. As cores são elementos fundamentais na composição de obras de arte e estão presentes em nosso cotidiano. Na aula, os alunos irão aprender sobre as cores primárias, secundárias e terciárias, além de como elas podem ser combinadas para criar diferentes efeitos visuais. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo suas habilidades de análise e apreciação das artes visuais.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema da aula e explique a importância das cores na arte. Em seguida, peça para que os alunos compartilhem exemplos de obras de arte que eles conhecem que utilizam cores de forma marcante.

  2. Etapa 2 - Apresentação das cores primárias (20 minutos)

    Apresente as cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e explique como elas são utilizadas na arte. Em seguida, peça para que os alunos criem um desenho utilizando apenas essas cores.

  3. Etapa 3 - Apresentação das cores secundárias (20 minutos)

    Apresente, agora, as cores secundárias (laranja, verde e roxo) e explique como elas são criadas a partir da combinação das cores primárias. Em seguida, peça para que os alunos criem um desenho utilizando apenas essas cores.

  4. Etapa 4 - Apresentação das cores terciárias (20 minutos)

    Apresente as cores terciárias (vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado, azul-arroxeado, vermelho-arroxeado e amarelo-alaranjado) e explique como elas são criadas a partir da combinação das cores primárias e secundárias. Em seguida, peça para que os alunos criem um desenho utilizando apenas essas cores.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual (40 minutos)

    Os alunos serão divididos em duplas e irão criar um mapa conceitual sobre o tema "Conhecendo as Cores". O mapa deve ter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os durante a criação do mapa e irá fornecer exemplos práticos para que eles possam desenvolver suas ideias.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais (20 minutos)

    Cada dupla irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Avalie a qualidade dos mapas e fornecer feedback para os alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Faça uma reflexão sobre a aula e peça para que os alunos compartilhem o que aprenderam. Em seguida, irá entregar uma atividade para que os alunos possam fixar o conteúdo aprendido em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de desenhos utilizando diferentes combinações de cores.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais para organizar e estruturar o conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos desenhos criados pelos alunos.
  • Qualidade dos mapas conceituais criados pelos alunos.
  • Participação e engajamento dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a criação dos desenhos e mapas conceituais.
  • Fornecer exemplos práticos para que os alunos possam desenvolver suas ideias.
  • Avaliar a qualidade dos desenhos e mapas conceituais criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar desenhos utilizando diferentes combinações de cores.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema "Conhecendo as Cores".
  • Apresentar o mapa conceitual criado para a turma.