Aula sobre Conhecendo As Cores

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A aula "Conhecendo as Cores" tem como objetivo apresentar aos alunos do 6º ano do ensino fundamental os conceitos básicos sobre cores, como elas são formadas e como são utilizadas na arte. As cores estão presentes em nosso cotidiano de diversas formas, desde a decoração de nossas casas até a sinalização de trânsito. Na arte, as cores são utilizadas para criar diferentes sensações e emoções no espectador. Nesta aula, os alunos aprenderão a analisar as cores em diferentes obras de arte e a utilizá-las em suas próprias produções.

  1. Etapa 1 - Entender

    Professor, inicie a aula apresentando aos alunos os conceitos básicos sobre cores, como elas são formadas e como são utilizadas na arte. Serão apresentados exemplos de obras de arte que utilizam diferentes combinações de cores para criar diferentes sensações e emoções no espectador.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher uma obra de arte para analisar as cores utilizadas. Eles deverão fazer um esboço da obra e identificar as cores utilizadas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em seguida, os grupos deverão discutir e decidir qual a sensação ou emoção que a obra de arte transmite através das cores utilizadas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deverá criar um protótipo de uma obra de arte utilizando as cores escolhidas e a sensação ou emoção decidida anteriormente. Eles poderão utilizar diferentes materiais, como lápis de cor, tinta guache, papel crepom, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Por fim, os grupos apresentarão suas obras de arte para a turma e explicarão as cores utilizadas e a sensação ou emoção que tentaram transmitir. A turma poderá discutir e dar feedbacks sobre as obras apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, em especial as cores.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das cores utilizadas nas obras de arte analisadas.
  • Coerência entre as cores utilizadas e a sensação ou emoção que se deseja transmitir.
  • Criatividade na criação das obras de arte.
  • Participação ativa e colaborativa nas discussões em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva das obras de arte criadas.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos básicos sobre cores e sua utilização na arte.
  • Orientar os alunos na análise das obras de arte escolhidas pelos grupos.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Mediar as discussões em grupo e garantir a participação de todos.
  • Dar feedbacks construtivos sobre as obras de arte criadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Analisar as cores utilizadas nas obras de arte escolhidas pelo grupo.
  • Discutir e decidir qual a sensação ou emoção que a obra de arte transmite através das cores utilizadas.
  • Criar uma obra de arte utilizando as cores escolhidas e a sensação ou emoção decidida anteriormente.
  • Apresentar a obra de arte criada para a turma e explicar as cores utilizadas e a sensação ou emoção que se deseja transmitir.
  • Dar feedbacks construtivos sobre as obras de arte criadas pelos outros grupos.