Aula sobre Conhecendo As Cores
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A aula "Conhecendo as Cores" tem como objetivo apresentar aos alunos do 6º ano do ensino fundamental os conceitos básicos sobre cores, como elas são formadas e como são utilizadas na arte. As cores estão presentes em nosso cotidiano de diversas formas, desde a decoração de nossas casas até a sinalização de trânsito. Na arte, as cores são utilizadas para criar diferentes sensações e emoções no espectador. Nesta aula, os alunos aprenderão a analisar as cores em diferentes obras de arte e a utilizá-las em suas próprias produções.
Etapa 1 - Entender
Professor, inicie a aula apresentando aos alunos os conceitos básicos sobre cores, como elas são formadas e como são utilizadas na arte. Serão apresentados exemplos de obras de arte que utilizam diferentes combinações de cores para criar diferentes sensações e emoções no espectador.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher uma obra de arte para analisar as cores utilizadas. Eles deverão fazer um esboço da obra e identificar as cores utilizadas.Etapa 3 - Decidir
Em seguida, os grupos deverão discutir e decidir qual a sensação ou emoção que a obra de arte transmite através das cores utilizadas.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo deverá criar um protótipo de uma obra de arte utilizando as cores escolhidas e a sensação ou emoção decidida anteriormente. Eles poderão utilizar diferentes materiais, como lápis de cor, tinta guache, papel crepom, entre outros.Etapa 5 - Testar
Por fim, os grupos apresentarão suas obras de arte para a turma e explicarão as cores utilizadas e a sensação ou emoção que tentaram transmitir. A turma poderá discutir e dar feedbacks sobre as obras apresentadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, em especial as cores.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das cores utilizadas nas obras de arte analisadas.
- Coerência entre as cores utilizadas e a sensação ou emoção que se deseja transmitir.
- Criatividade na criação das obras de arte.
- Participação ativa e colaborativa nas discussões em grupo.
- Apresentação clara e objetiva das obras de arte criadas.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos básicos sobre cores e sua utilização na arte.
- Orientar os alunos na análise das obras de arte escolhidas pelos grupos.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Mediar as discussões em grupo e garantir a participação de todos.
- Dar feedbacks construtivos sobre as obras de arte criadas pelos grupos.
Ações do aluno
- Analisar as cores utilizadas nas obras de arte escolhidas pelo grupo.
- Discutir e decidir qual a sensação ou emoção que a obra de arte transmite através das cores utilizadas.
- Criar uma obra de arte utilizando as cores escolhidas e a sensação ou emoção decidida anteriormente.
- Apresentar a obra de arte criada para a turma e explicar as cores utilizadas e a sensação ou emoção que se deseja transmitir.
- Dar feedbacks construtivos sobre as obras de arte criadas pelos outros grupos.