Aula sobre Conhecendo As Cores
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A aula de hoje tem como tema "Conhecendo as Cores". As cores estão presentes em nosso cotidiano, seja na natureza, na moda, na publicidade, na arte, entre outros. As cores são responsáveis por transmitir sensações e emoções, além de serem importantes elementos na composição visual de diversas obras de arte. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a teoria das cores, suas combinações e como elas podem ser utilizadas na produção artística. A metodologia utilizada será o Estudo de Caso, no qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado às cores e buscar soluções para ele.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Professor, apresente o tema "Conhecendo as Cores" e explique a importância das cores na arte e no cotidiano. Será feita uma breve introdução sobre a teoria das cores e suas combinações.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema (10 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um tema relacionado às cores para trabalhar durante a aula. Você poderá sugerir alguns temas, como a influência das cores na publicidade, o uso das cores na moda, a simbologia das cores em diferentes culturas, entre outros.Etapa 3 - Identificação do problema (20 minutos)
Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Por exemplo, se o tema escolhido for a influência das cores na publicidade, o problema poderia ser a falta de diversidade de cores utilizadas em anúncios publicitários.Etapa 4 - Levantamento de dados (30 minutos)
Os alunos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Eles poderão utilizar recursos digitais, como sites e redes sociais, para realizar as pesquisas.Etapa 5 - Análise do contexto (20 minutos)
Com os dados coletados, os alunos deverão analisar o contexto do problema e identificar suas causas e possíveis soluções.Etapa 6 - Comparação (20 minutos)
Os alunos deverão comparar os dados obtidos em suas pesquisas com dados oficiais e verificar se as informações coletadas estão de acordo com a realidade.Etapa 7 - Soluções (30 minutos)
Com base na análise do contexto e na comparação de dados, os grupos deverão propor soluções para o problema identificado. Eles deverão criar infográficos com informações sobre o problema e as soluções propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar pesquisas e coletar dados.
- Estimular a criatividade e a produção artística dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
- Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos alunos.
- Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.
- Coerência e clareza na apresentação das soluções propostas pelos grupos.
- Trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada na aula.
- Orientar os alunos na formação dos grupos e na escolha do tema.
- Auxiliar os alunos na realização das pesquisas e entrevistas.
- Estimular a criatividade e a produção artística dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da aula.
- Realizar pesquisas e entrevistas de forma responsável e ética.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Produzir infográficos criativos e de qualidade.
- Apresentar as soluções propostas de forma clara e objetiva.