Aula sobre Conhecendo As Cores
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o tema "Conhecendo as Cores" e explique a importância das cores na arte e no cotidiano. Em seguida, apresente a metodologia Rotação por Estações.Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)
Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que cada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 20 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Cores Primárias (20 minutos)
Os alunos irão aprender sobre as cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e como elas são utilizadas para criar outras cores. Eles irão criar uma roda de cores utilizando papel e lápis de cor, identificando as cores primárias e suas combinações.
Estação 2 - Cores Secundárias (20 minutos)
Os alunos irão aprender sobre as cores secundárias (laranja, verde e roxo) e como elas são criadas a partir da combinação das cores primárias. Eles irão criar uma pintura utilizando apenas as cores secundárias, explorando as diferentes tonalidades e efeitos visuais.
Estação 3 - Cores Terciárias e Emoções (20 minutos)
Os alunos irão aprender sobre as cores terciárias (cores criadas a partir da mistura de cores primárias e secundárias) e como elas podem ser utilizadas para criar diferentes emoções e sensações. Eles irão criar uma colagem utilizando diferentes tons de cores terciárias, explorando a relação entre as cores e as emoções.
Etapa 3 - Conclusão (10 minutos)
Os alunos irão compartilhar suas criações com a turma e discutir o que aprenderam sobre as cores e sua relação com a arte e as emoções.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a colaboração e a interação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos apresentados sobre as cores e sua relação com a arte e as emoções.
- Criatividade e originalidade nas criações artísticas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e as atividades propostas de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Orientar os alunos durante as atividades, esclarecendo dúvidas e incentivando a criatividade.
- Promover a discussão e a reflexão sobre as criações artísticas dos alunos.
- Avaliar as criações artísticas dos alunos de forma justa e objetiva.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Demonstrar compreensão dos conceitos apresentados sobre as cores e sua relação com a arte e as emoções.
- Utilizar a criatividade e a originalidade nas criações artísticas.
- Colaborar com os colegas durante as atividades propostas.
- Compartilhar suas criações artísticas com a turma e participar da discussão e reflexão sobre elas.