Aula sobre Conhecendo As Cores

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos serão apresentados ao tema "Conhecendo as Cores". As cores estão presentes em nosso cotidiano, desde as roupas que vestimos até a decoração de nossas casas. Através da arte, podemos explorar as cores de forma mais profunda, compreendendo suas características e como elas podem ser utilizadas para criar diferentes efeitos visuais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as cores primárias, secundárias e terciárias, além de explorar a relação entre as cores e as emoções. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema em grupos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema "Conhecendo as Cores" e explique a importância das cores na arte e no cotidiano. Em seguida, apresente a metodologia Rotação por Estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (60 minutos)

    Organize a turma em três grupos e a sala de aula em três estações, de forma que cada grupo ocupe uma. Oriente que eles deverão ficar 20 minutos na estação, realizando a atividade proposta e que, quando o tempo finalizar, deverão seguir para a estação seguinte.

    Estação 1 - Cores Primárias (20 minutos)

    Os alunos irão aprender sobre as cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e como elas são utilizadas para criar outras cores. Eles irão criar uma roda de cores utilizando papel e lápis de cor, identificando as cores primárias e suas combinações.

    Estação 2 - Cores Secundárias (20 minutos)

    Os alunos irão aprender sobre as cores secundárias (laranja, verde e roxo) e como elas são criadas a partir da combinação das cores primárias. Eles irão criar uma pintura utilizando apenas as cores secundárias, explorando as diferentes tonalidades e efeitos visuais.

    Estação 3 - Cores Terciárias e Emoções (20 minutos)

    Os alunos irão aprender sobre as cores terciárias (cores criadas a partir da mistura de cores primárias e secundárias) e como elas podem ser utilizadas para criar diferentes emoções e sensações. Eles irão criar uma colagem utilizando diferentes tons de cores terciárias, explorando a relação entre as cores e as emoções.


  3. Etapa 3 - Conclusão (10 minutos)

    Os alunos irão compartilhar suas criações com a turma e discutir o que aprenderam sobre as cores e sua relação com a arte e as emoções.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a colaboração e a interação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados sobre as cores e sua relação com a arte e as emoções.
  • Criatividade e originalidade nas criações artísticas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as atividades propostas de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos durante as atividades, esclarecendo dúvidas e incentivando a criatividade.
  • Promover a discussão e a reflexão sobre as criações artísticas dos alunos.
  • Avaliar as criações artísticas dos alunos de forma justa e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos apresentados sobre as cores e sua relação com a arte e as emoções.
  • Utilizar a criatividade e a originalidade nas criações artísticas.
  • Colaborar com os colegas durante as atividades propostas.
  • Compartilhar suas criações artísticas com a turma e participar da discussão e reflexão sobre elas.