Aula sobre Conhecendo As Cores

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula "Conhecendo as Cores" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, em especial a cor, na apreciação de diferentes produções artísticas. A cor é um elemento fundamental na arte, pois é capaz de transmitir sensações e emoções, além de ser um importante recurso para a composição de obras.

Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar aos alunos obras de arte que utilizam a cor de forma expressiva, como "Noite Estrelada", de Van Gogh, ou "Abaporu", de Tarsila do Amaral. Também é possível mostrar exemplos de como a cor é utilizada em outras áreas, como na publicidade, moda e design.

A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão acesso a conteúdos prévios sobre o tema antes da aula, por meio de vídeos ou textos, e durante a aula serão estimulados a criar e produzir, com seu auxílio, professor.


  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a cor e como ela é utilizada na arte. Em seguida, apresente exemplos de obras de arte que utilizam a cor de forma expressiva, como "Noite Estrelada", de Van Gogh, ou "Abaporu", de Tarsila do Amaral.

  2. Etapa 2 - Conteúdo prévio (20 minutos)

    Os alunos assistem a um vídeo ou leem um texto sobre a teoria das cores, aprendendo sobre a roda de cores, cores primárias e secundárias, tons e saturação.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)

    Os alunos criam um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, "que pena" e "que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Em seguida, distribua cartolinas e tintas para que os alunos criem uma composição utilizando as cores primárias e secundárias, explorando a saturação e tons. Os alunos devem utilizar o template criado para avaliar sua própria produção e a dos colegas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos discutem em grupo sobre as produções criadas, avaliando a utilização das cores e o impacto visual da composição.

  5. Etapa 5 - Apresentação final (20 minutos)

    Os alunos apresentam suas produções para a turma, explicando as escolhas de cores e a composição criada.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma reflexão sobre a importância da cor na arte e como ela pode ser utilizada para transmitir sensações e emoções.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais, em especial a cor, na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a produção artística dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da cor na arte e em outras áreas.

Critérios de avaliação

  • Utilização das cores primárias e secundárias de forma adequada.
  • Exploração da saturação e tons das cores.
  • Composição visualmente impactante.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a própria produção e a dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de obras de arte que utilizam a cor de forma expressiva.
  • Distribuir cartolinas e tintas para que os alunos criem uma composição utilizando as cores primárias e secundárias, explorando a saturação e tons.
  • Estimular a discussão em grupo sobre as produções criadas.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da cor na arte e como ela pode ser utilizada para transmitir sensações e emoções.
  • Orientar os alunos na utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a própria produção e a dos colegas.

Ações do aluno

  • Assistir ao conteúdo prévio sobre a teoria das cores.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a própria produção e a dos colegas.
  • Criar uma composição utilizando as cores primárias e secundárias, explorando a saturação e tons.
  • Participar da discussão em grupo sobre as produções criadas.
  • Apresentar sua produção para a turma, explicando as escolhas de cores e a composição criada.