Aula sobre Conhecendo As Unidades De Conservacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Esta aula pretende apresentar aos alunos as diferentes formas de preservação do meio ambiente, mostrando a importância de cada uma delas para a conservação da fauna e da flora. Além disso, a aula busca desenvolver a habilidade dos alunos em "Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.".

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça a introdução do tema e explique a importância da preservação do meio ambiente. Dê exemplos de espécies que entraram ou estão no mapa da extinção.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um líder para cada equipe.

  3. Etapa 3 - Definição dos objetivos

    Cada grupo deve definir um objetivo para o projeto, que deve estar relacionado ao tema da aula.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos devem realizar pesquisas sobre unidades de conservação, selecionando informações relevantes e buscando exemplos práticos.

  5. Etapa 5 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve apresentar alternativas para a preservação do meio ambiente, considerando as informações coletadas durante a pesquisa.

  6. Etapa 6 - Solução

    Os grupos devem escolher uma alternativa para apresentar como solução para o problema da preservação do meio ambiente.

  7. Etapa 7 - Apresentação do diário de bordo

    Cada grupo deve apresentar o diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

    Dicas: Durante a aula, você pode apresentar exemplos de unidades de conservação, como parques nacionais, reservas biológicas, áreas de proteção ambiental, entre outros. Além disso, é interessante mostrar aos alunos as diferentes espécies que habitam esses locais e como a preservação dessas áreas contribui para a manutenção da biodiversidade.

    Abaixo segue um modelo didático de diário de bordo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica;
  • Promover a cooperação e trabalho em equipe;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos;
  • Participação e cooperação dos alunos durante o projeto;
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos na formação dos grupos;
  • Auxiliar na pesquisa, fornecendo dicas e sugestões;
  • Avaliar os projetos e orientar os alunos na apresentação do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre unidades de conservação;
  • Trabalhar em equipe e cooperar com os colegas;
  • Apresentar o diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.