Aula sobre Conhecendo As Unidades De Conservacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As unidades de conservação são áreas protegidas que têm como objetivo a preservação da biodiversidade, dos recursos naturais e culturais, além de promover a pesquisa científica e o turismo ecológico. Estas áreas são importantes para a manutenção da vida no planeta, pois abrigam espécies de flora e fauna que só existem em determinadas regiões e que estão ameaçadas de extinção.

  1. Etapa 1 - Construção de um mapa de empatia

    Apresente aos alunos o tema "Conhecendo as unidades de conservação" e explique o que são unidades de conservação, para que servem e a importância da preservação da biodiversidade. Em seguida, demonstre aos alunos o que é um mapa de empatia e como ele pode ser utilizado para entender melhor as necessidades e desejos das pessoas. Os alunos devem criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades das espécies que habitam as unidades de conservação.

  2. Etapa 2 - Definição

    Os alunos devem definir as principais espécies que habitam as unidades de conservação e quais são suas principais necessidades.

  3. Etapa 3 - Idealização

    Em grupo os alunos discutirão as principais necessidades das espécies e pensar em soluções para atender a essas necessidades.

  4. Etapa 4 - Propostas de solução

    Os alunos devem criar um protótipo de uma solução para atender às necessidades das espécies. O protótipo pode ser um desenho, maquete ou outra forma de representação.

  5. Etapa 5 - Teste

    Os grupos deverão apresentar a turma os protótipos e discutir em grupo as vantagens e desvantagens de cada solução proposta.

  6. Etapa 6 - Implementação

    Apresente exemplos de unidades de conservação e os projetos de preservação que já foram implementados nessas áreas, como a Semana do Meio Ambiente, a Festa das Árvores, Semana da Biodiversidade, etc.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar o projeto mediante feddbacks e discutir como ele pode ser melhorado.

    Dica: Utilize modelos de mapa de empatia como modelo para facilitar a dinâmica da aula.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de pensar em soluções criativas para atender às necessidades das espécies.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar projetos e de pensar em melhorias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Criatividade na elaboração do protótipo.
  • Coerência entre o projeto apresentado e as necessidades das espécies.
  • Habilidade dos alunos em avaliar o projeto e pensar em melhorias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o que são unidades de conservação.
  • Explicar o que é um mapa de empatia e como ele pode ser utilizado.
  • Dar suporte aos alunos durante todas as etapas do projeto.
  • Apresentar exemplos de unidades de conservação e projetos de preservação.
  • Avaliar o projeto e discutir com os alunos como ele pode ser melhorado.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades das espécies.
  • Discutir em grupo as principais necessidades das espécies e pensar em soluções para atendê-las.
  • Criar um protótipo de uma solução para atender às necessidades das espécies.
  • Apresentar o protótipo e discutir em grupo as vantagens e desvantagens de cada solução proposta.
  • Avaliar o projeto e pensar em melhorias.