Aula sobre Conhecendo As Unidades De Conservacao
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A aula será sobre as unidades de conservação, que são áreas protegidas pelo governo para preservar a fauna, flora, recursos hídricos e culturais. O objetivo é discutir a importância dessas áreas para a conservação da biodiversidade, bem como entender os diferentes tipos de unidades de conservação e sua importância para a manutenção do equilíbrio ecológico.
Etapa 1 - Check-in
Apresente aos alunos o tema da aula por meio de uma roda de conversa, instigando a curiosidade dos estudantes e perguntando o que eles já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Apresentação de exemplos
Dê exemplos práticos de unidades de conservação, como parques nacionais, reservas biológicas, entre outros. Para reforçar o conteúdo, utilize imagens, desenhos ou mapas para ilustrar os exemplos.Etapa 3 - Classificação das unidades de conservação
Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo receberá um tipo de unidade de conservação para pesquisar. Eles deverão identificar as características e a importância de cada tipo de unidade de conservação.Etapa 4 - Criação do modelo de registro de aprendizagem
Oriente os alunos na criação de um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de INTRODUÇÃO e ENCERRAMENTO para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Pesquisa sobre a biodiversidade
Os alunos serão orientados a pesquisar sobre a biodiversidade presente nas unidades de conservação, identificando as espécies de animais e plantas que habitam essas áreas.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas sobre a biodiversidade nas unidades de conservação, debatendo sobre a importância da preservação dessas áreas para a conservação da fauna e da flora.Etapa 7 - Encerramento
Os alunos irão preencher o campo de INTRODUÇÃO e ENCERRAMENTO em seus modelos de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na aula e o que ainda têm dúvidas.Dica: Utilize o modelo de diário de bordo para facilitar a construção do modelo de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos sobre as unidades de conservação e sua importância para a preservação da biodiversidade.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Clareza e coesão na apresentação das informações sobre as unidades de conservação.
- Capacidade de identificar e discutir a importância da preservação das unidades de conservação para a manutenção da biodiversidade.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do modelo de registro de aprendizagem.
- Apresentar exemplos práticos de unidades de conservação.
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a biodiversidade presente nas unidades de conservação.
- Discutir em grupo as informações coletadas sobre a biodiversidade nas unidades de conservação.
- Preencher o modelo de registro de aprendizagem com as informações aprendidas na aula.