Aula sobre Conhecendo As Unidades De Conservacao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A aula será sobre as unidades de conservação, que são áreas protegidas pelo governo para preservar a fauna, flora, recursos hídricos e culturais. O objetivo é discutir a importância dessas áreas para a conservação da biodiversidade, bem como entender os diferentes tipos de unidades de conservação e sua importância para a manutenção do equilíbrio ecológico.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente aos alunos o tema da aula por meio de uma roda de conversa, instigando a curiosidade dos estudantes e perguntando o que eles já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Apresentação de exemplos

    Dê exemplos práticos de unidades de conservação, como parques nacionais, reservas biológicas, entre outros. Para reforçar o conteúdo, utilize imagens, desenhos ou mapas para ilustrar os exemplos.

  3. Etapa 3 - Classificação das unidades de conservação

    Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo receberá um tipo de unidade de conservação para pesquisar. Eles deverão identificar as características e a importância de cada tipo de unidade de conservação.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de registro de aprendizagem

    Oriente os alunos na criação de um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de INTRODUÇÃO e ENCERRAMENTO para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Pesquisa sobre a biodiversidade

    Os alunos serão orientados a pesquisar sobre a biodiversidade presente nas unidades de conservação, identificando as espécies de animais e plantas que habitam essas áreas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas sobre a biodiversidade nas unidades de conservação, debatendo sobre a importância da preservação dessas áreas para a conservação da fauna e da flora.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Os alunos irão preencher o campo de INTRODUÇÃO e ENCERRAMENTO em seus modelos de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na aula e o que ainda têm dúvidas.

    Dica: Utilize o modelo de diário de bordo para facilitar a construção do modelo de aprendizagem.


Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos sobre as unidades de conservação e sua importância para a preservação da biodiversidade.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Clareza e coesão na apresentação das informações sobre as unidades de conservação.
  • Capacidade de identificar e discutir a importância da preservação das unidades de conservação para a manutenção da biodiversidade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do modelo de registro de aprendizagem.
  • Apresentar exemplos práticos de unidades de conservação.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a biodiversidade presente nas unidades de conservação.
  • Discutir em grupo as informações coletadas sobre a biodiversidade nas unidades de conservação.
  • Preencher o modelo de registro de aprendizagem com as informações aprendidas na aula.