Aula sobre Conhecendo Os Movimentos Da Terra
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta aula, vamos explorar os movimentos da Terra e como eles afetam a nossa vida diária. Vamos entender como a Terra se move em torno do sol, como ela gira em torno de seu próprio eixo e como esses movimentos afetam nosso clima, estações do ano e horários de sol e lua. Para tornar esta aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, em que os alunos criarão um modelo de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Ao final da aula, esperamos que os alunos sejam capazes de selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Faça uma introdução sobre o tema e explique os movimentos da Terra. Incentive os alunos adiscutir em grupos o que já sabem sobre o assunto e o que gostariam de aprender.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental sobre os movimentos da Terra, incluindo informações como rotação, translação, estações do ano, horários de sol e lua, entre outros.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão votar nos tópicos que gostariam de explorar em mais detalhes e selecionar os mais importantes para a discussão.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão trabalhar em grupos para pesquisar e coletar informações sobre os tópicos selecionados na etapa anterior. Eles irão criar um infográfico para apresentar suas descobertas.Etapa 5 - Testar
Os grupos apresentarão seus infográficos para a turma e discutirão como os movimentos da Terra afetam nossa vida diária.Etapa 6 - Encerramento
No final da aula, faça perguntas para estimular a discussão e ajudar os alunos a selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, coletar e apresentar informações.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos durante a aula.
- Qualidade e clareza dos mapas mentais e infográficos criados pelos grupos.
- Seleção e apresentação de argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar os movimentos da Terra.
- Estimular a discussão em grupo e a seleção dos tópicos mais importantes.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e coleta de informações.
- Estimular a discussão em grupo e a seleção de argumentos e evidências.
Ações do aluno
- Discutir em grupo o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.
- Criar um mapa mental sobre os movimentos da Terra.
- Votar nos tópicos que gostariam de explorar em mais detalhes e selecionar os mais importantes para a discussão.
- Trabalhar em grupo para pesquisar e coletar informações sobre os tópicos selecionados.
- Apresentar um infográfico para a turma e discutir como os movimentos da Terra afetam nossa vida diária.