Aula sobre Conhecendo Os Movimentos Da Terra

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Conhecendo os movimentos da Terra" é fundamental para o entendimento de diversos fenômenos naturais que ocorrem no nosso planeta, como as estações do ano e o surgimento do dia e da noite. Além disso, é importante para compreender a importância do sistema solar e da posição da Terra em relação aos outros planetas. Nesta aula, a metodologia Design Thinking será utilizada para que os alunos possam desenvolver a habilidade de selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que os ajudará a compreender melhor o que pensam e sentem sobre o tema.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância de conhecê-lo. Faça perguntas aos alunos para entender o que eles já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, que conterá os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam compreender melhor o que pensam e sentem sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Discussão sobre o mapa de empatia

    Os alunos irão discutir em grupos o colocado no mapa de empatia. Faça a mediação da discussão fazendo perguntas para que os alunos possam refletir sobre o que foi colocado.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos que demonstrem os movimentos da Terra, como as estações do ano e o surgimento do dia e da noite.

  5. Etapa 5 - Selecionando argumentos e evidências

    Os alunos irão selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra, utilizando o mapa de empatia como base.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos argumentos e evidências

    Os alunos irão apresentar os argumentos e evidências que selecionaram para a turma. Auxilie durante a apresentação e faça perguntas para que os alunos possam aprofundar seus argumentos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, reforçando a importância de conhecer os movimentos da Terra e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do mapa de empatia.
  • Seleção de argumentos e evidências coerentes com o tema proposto.
  • Apresentação clara e objetiva dos argumentos e evidências selecionados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de conhecê-lo.
  • Mediar as discussões em grupo e fazer perguntas para aprofundar o conhecimento dos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos que demonstrem os movimentos da Terra.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • Apresentar os argumentos e evidências selecionados para a turma.