Aula sobre Conhecendo Os Movimentos Da Terra

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre os movimentos da Terra, mais especificamente sobre sua esfericidade. A metodologia utilizada será a Gamificação, onde os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. Para contextualizar o assunto, o professor utilize exemplos práticos como a sombra que os objetos projetam em diferentes horários do dia, a observação das estrelas, ou até mesmo a leitura de livros, ou assistência a documentários sobre o tema.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução sobre o tema, explicando que a Terra é um planeta esférico e que isso pode ser comprovado por diferentes evidências. Em seguida, apresente a metodologia da gamificação e explique aos alunos como eles irão criar o jogo.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um tema relacionado aos movimentos da Terra para criar o jogo.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas

    Os grupos irão criar 8 cartas com perguntas e 8 cartas com afirmações sobre o tema escolhido. O professor irá auxiliar na criação das perguntas e afirmações, garantindo que elas estejam conforme o objetivo da aula.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar o jogo criado por outro grupo, respondendo às perguntas e verificando se as afirmações estão corretas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão se reunir em um grande grupo para discutir as respostas e afirmações do jogo testado, esclarecendo dúvidas e debatendo sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância das evidências que comprovam a esfericidade da Terra.

  7. Etapa 7 - Reflexão escrita

    Os alunos irão escrever uma reflexão sobre a aula, destacando o que mais aprenderam sobre o tema e como a metodologia da gamificação ajudou na compreensão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
  • Promover a discussão e o debate sobre o tema, estimulando o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Coerência das perguntas e afirmações com o objetivo da aula.
  • Participação ativa dos alunos na criação e teste do jogo.
  • Clareza e precisão das respostas e afirmações no jogo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
  • Auxiliar na organização dos grupos e na escolha dos temas.
  • Estimular a participação e o debate entre os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do jogo.
  • Participar ativamente do teste do jogo criado por outro grupo.
  • Discutir e debater sobre o tema em grupo.