Aula sobre Conhecendo Os Movimentos Da Terra

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O conhecimento sobre os movimentos da Terra é fundamental para compreendermos os fenômenos naturais que ocorrem ao nosso redor. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Para isso, será desenvolvido em conjunto um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o objetivo da aula e contextualizando o tema. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como, por exemplo, como as estações do ano são influenciadas pelos movimentos da Terra.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Modelo de Debate Crítico (MDC)

    Apresente a metodologia MDC e explica como ela será aplicada na aula. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá uma lista de argumentos pró e contra a esfericidade da Terra.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por rubrica, para avaliar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos. Auxilie os grupos nessa etapa.

  4. Etapa 4 - Debate entre os grupos

    Os grupos irão debater entre si, utilizando os argumentos pró e contra a esfericidade da Terra, e tentar convencer os colegas de que sua posição é a correta. Durante esse debate, o acompanhe os grupos e observe o desenvolvimento dos critérios definidos no modelo de avaliação por rubrica.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Apresente aos alunos um resumo dos principais argumentos e evidências que demonstram a esfericidade da Terra, com base nos debates realizados pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos irão avaliar o desempenho dos colegas utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa 3.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de modelos de avaliação por rubrica.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em debater e argumentar suas posições.

Critérios de avaliação

  • Seleção adequada de argumentos e evidências.
  • Coerência e clareza na apresentação dos argumentos.
  • Participação ativa e construtiva no debate.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Utilização efetiva do modelo de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia MDC e os objetivos da aula.
  • Auxiliar os grupos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Acompanhar os debates entre os grupos, observando o desempenho dos alunos e dando feedbacks construtivos.
  • Apresentar um resumo dos principais argumentos e evidências que demonstram a esfericidade da Terra.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base no modelo de avaliação por rubrica.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um modelo de avaliação por rubrica.
  • Selecionar e apresentar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • Participar ativa e construtivamente do debate entre os grupos.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o modelo de avaliação por rubrica.