Aula sobre Conhecendo Os Movimentos Da Terra

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A ciência é uma área que nos permite conhecer melhor o mundo em que vivemos. Uma das questões mais intrigantes é o movimento da Terra. Os estudantes já ouviram falar que a Terra gira em torno do Sol, mas como isso acontece? E por que a Terra não cai do espaço? Nesta aula, serão explorados os movimentos da Terra e como eles afetam nossas vidas. Usando a metodologia de Rotação por estações, os alunos vão criar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma rápida introdução sobre o tema, explicando a importância de estudar os movimentos da Terra e a metodologia de Rotação por estações. Em seguida, os alunos serão divididos em 3 grupos, cada um responsável por uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Observação do céu

    Os alunos vão observar o céu e identificar os movimentos que ocorrem, como o movimento aparente das estrelas e a rotação da Terra. Eles deverão registrar suas observações em um diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Simulação de órbitas

    Os alunos vão simular órbitas e movimentos da Terra usando um modelo em miniatura. Eles vão observar como a Terra se move em relação ao Sol e como isso afeta as estações do ano.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Evidências da esfericidade da Terra

    Nesta estação os alunos deverão pesquisar e coletar evidências que demonstram que a Terra é esférica, como fotos da Terra tiradas do espaço e como os navios desaparecem no horizonte, criando uma apresentação com suas evidências.

  5. Etapa 5 - Discussão em sala de aula

    Os grupos vão se reunir em sala de aula para discutir suas descobertas e apresentar suas evidências. Faça uma discussão para evidenciar os principais pontos levantados e esclarecer as dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula resumindo as principais descobertas dos alunos e destacando a importância de estudar os movimentos da Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de seleção de argumentos e evidências
  • Estimular a observação e registro de fenômenos naturais
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e compartilhar informações
  • Incentivar a pesquisa e a coleta de informações
  • Estimular a criatividade e a apresentação de ideias

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na observação e registro dos movimentos celestes
  • Criatividade e qualidade da simulação de órbitas
  • Precisão e clareza na apresentação das evidências da esfericidade da Terra
  • Participação ativa na discussão em grupo
  • Compreensão e domínio dos conceitos trabalhados

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e motivadora
  • Orientar e supervisionar as atividades em cada estação
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos
  • Fazer uma conclusão objetiva e clara da aula

Ações do aluno

  • Observar e registrar os movimentos celestes
  • Criar uma simulação de órbitas precisa e clara
  • Coletar e apresentar evidências da esfericidade da Terra
  • Participar ativamente na discussão em grupo
  • Demonstrar compreensão e domínio dos conceitos trabalhados.