Aula sobre Conhecendo Os Movimentos Da Terra
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Terra é um planeta que faz parte do sistema solar, ele realiza diversos movimentos que influenciam na vida de todos os seres vivos. Nesta aula, vamos conhecer os movimentos da Terra e como eles influenciam na nossa vida cotidiana. Por exemplo, a rotação da Terra é responsável pela alternância entre dia e noite, já a translação é responsável pelas estações do ano. Nesta aula será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal?". Nós vamos usar essa ferramenta para avaliar o desempenho dos alunos e auxiliá-los na assimilação do conteúdo.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução
Comece a aula explicando sobre os movimentos da Terra e sua importância na vida cotidiana. Utilize para contextualizar o conteúdo, imagens e vídeos para ilustrar melhor o conteúdo.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos assistem a um vídeo sobre os movimentos da Terra antes da aula. Eles devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação para a atividade.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos discutem em grupos sobre os movimentos da Terra e como eles influenciam a vida cotidiana, utilizando o modelo criado na etapa anterior.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo apresenta suas conclusões para a turma, utilizando o modelo criado na etapa anterior. Utilize essa etapa para corrigir possíveis erros e tirar dúvidas dos alunos.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos realizam uma atividade prática em grupo, utilizando um globo terrestre para demonstrar os movimentos da Terra e como eles influenciam a vida cotidiana.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e tirando possíveis dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra."
- Promover a interação entre os alunos, estimulando o trabalho em equipe.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para estimular a autonomia dos alunos na busca pelo conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade da apresentação dos grupos.
- Qualidade da atividade prática realizada pelos alunos.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva os conceitos relacionados aos movimentos da Terra.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Corrigir possíveis erros e tirar dúvidas dos alunos durante as apresentações dos grupos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre os movimentos da Terra antes da aula.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Discutir em grupo sobre os movimentos da Terra e como eles influenciam a vida cotidiana.