Aula sobre Conhecendo Os Movimentos Da Terra

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Terra é um planeta que faz parte do sistema solar, ele realiza diversos movimentos que influenciam na vida de todos os seres vivos. Nesta aula, vamos conhecer os movimentos da Terra e como eles influenciam na nossa vida cotidiana. Por exemplo, a rotação da Terra é responsável pela alternância entre dia e noite, já a translação é responsável pelas estações do ano. Nesta aula será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal?". Nós vamos usar essa ferramenta para avaliar o desempenho dos alunos e auxiliá-los na assimilação do conteúdo.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando sobre os movimentos da Terra e sua importância na vida cotidiana. Utilize para contextualizar o conteúdo, imagens e vídeos para ilustrar melhor o conteúdo.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos assistem a um vídeo sobre os movimentos da Terra antes da aula. Eles devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação para a atividade.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupos sobre os movimentos da Terra e como eles influenciam a vida cotidiana, utilizando o modelo criado na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresenta suas conclusões para a turma, utilizando o modelo criado na etapa anterior. Utilize essa etapa para corrigir possíveis erros e tirar dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos realizam uma atividade prática em grupo, utilizando um globo terrestre para demonstrar os movimentos da Terra e como eles influenciam a vida cotidiana.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e tirando possíveis dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra."
  • Promover a interação entre os alunos, estimulando o trabalho em equipe.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para estimular a autonomia dos alunos na busca pelo conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos grupos.
  • Qualidade da atividade prática realizada pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva os conceitos relacionados aos movimentos da Terra.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Corrigir possíveis erros e tirar dúvidas dos alunos durante as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre os movimentos da Terra antes da aula.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Discutir em grupo sobre os movimentos da Terra e como eles influenciam a vida cotidiana.