Aula sobre Conjugation Verbs Simple Present Conjugacao Presente Simples

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre a conjugação de verbos no Presente Simples em inglês e como aplicá-los corretamente nas frases. A habilidade que será desenvolvida é a avaliação da própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação: finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases. Para contextualizar o assunto, você pode iniciar a aula perguntando aos alunos qual é a língua mais falada no mundo depois do mandarim, e em seguida, explicar que, assim como em nosso idioma, em inglês, existem regras para a conjugação de verbos no presente simples, que usamos para nos referir a ações que ocorrem no momento presente.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos serão divididos em duplas para conversar sobre o que sabem sobre a conjugação de verbos no Presente Simples em inglês. Circule pela sala e auxilie os alunos que estiverem com dificuldades em expressar suas ideias.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente para a turma uma lista de verbos no infinitivo (to dance, to sing, to play etc.) e explique que eles serão conjugados no Presente Simples. Em seguida, os alunos vão conjugá-los em duplas, aplicando as regras da conjugação no Presente Simples. Exemplo: He/She/It dances, I/You/We/They dance.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de registro de aprendizagem

    Os alunos devem criar um modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para registrar as atividades trabalhadas em sala de aula. Eles devem se basear em exemplos previamente apresentados em aula.

  4. Etapa 4 - Atividade de escrita

    Apresente frases em inglês para os alunos, contendo verbos no Presente Simples, e pedir que os alunos reescrevam essas frases em seus cadernos, aplicando as regras da conjugação. Dê feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos e, em seguida, peça que eles avaliem a própria produção escrita e de seus colegas, utilizando o modelo de registro de aprendizagem criado anteriormente.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento das atividades

    Os alunos devem criar frases com verbos no Presente Simples em inglês, aplicando as regras aprendidas, e trocar com seus colegas para poderem avaliar a produção escrita uns dos outros.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem utilizar o modelo de registro de aprendizagem para registrar o que aprenderam na aula de hoje e se sentem mais confiantes na conjugação de verbos no Presente Simples em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidade de avaliação da própria produção escrita e a de colegas.
  • Capacitar os alunos a aplicar as regras básicas da conjugação de verbos no Presente Simples em inglês.
  • Promover a interação e colaboração entre os alunos durante todo o desenvolvimento das atividades.

Critérios de avaliação

  • Correção do uso das regras da conjugação de verbos no Presente Simples.
  • Adequação ao contexto de comunicação.
  • Organização textual.
  • Coerência e coesão dos textos.
  • Legibilidade e estrutura de frases.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para os alunos.
  • Estimular a interação entre os alunos durante a aula.
  • Dar feedback sobre as atividades realizadas pelos alunos.
  • Orientar os alunos a respeito do desenvolvimento do modelo de registro de aprendizagem.
  • Estimular a autoavaliação dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Conversar com o colega sobre o que já sabem sobre o tema.
  • Conjugação de verbos no Presente Simples em inglês.
  • Registro de atividades no modelo de registro de aprendizagem.
  • Escrever frases em inglês e avaliar a produção escrita dos colegas.
  • Utilizar o modelo de registro de aprendizagem para avaliar e registrar o que aprenderam na aula.