Aula sobre Conjugation Verbs Simple Present Conjugacao Presente Simples

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A conjugação de verbos, especialmente no presente simples, é um dos principais aspectos da gramática do idioma inglês. É fundamental para a comunicação, escrita e compreensão da língua. Aprendê-la permite que os estudantes compreendam melhor a estrutura das frases e consigam se expressar mais claramente. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos pesquisem sobre o uso do presente simples e possam aplicar o conhecimento adquirido em um infográfico. Isso vai ajudar a desenvolver a habilidade de avaliar a própria produção escrita e a de colegas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando brevemente o que é a conjugação de verbos no presente simples e como ela é importante para a comunicação em inglês. Será exibido um vídeo explicativo como material de apoio.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os estudantes serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Cada grupo vai receber uma lista de verbos no presente simples para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Identificação de um problema

    Cada grupo deve escolher uma temática que esteja relacionada aos verbos da lista para desenvolver o estudo de caso, como, por exemplo, o uso de verbos no cotidiano de pessoas de diferentes faixas etárias.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem pesquisar sobre o tema escolhido e conduzir entrevistas com pessoas de diferentes idades. Os estudantes vão registrar as informações em um documento compartilhado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os grupos farão uma análise do contexto que envolve o uso de verbos no presente simples. Eles devem identificar o que causa as dificuldades no uso dos verbos, se é possível evitá-las e como isso pode ser feito de maneira eficiente.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos vão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais para verificar se há alguma discrepância ou se as informações estão de acordo.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Com base nas análises realizadas, cada grupo apresenta uma solução para o problema identificado, que pode ser apresentada em um infográfico. Eles devem preencher as lacunas do modelo de infográfico disponibilizado e entregar para correção.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de dados.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes.
  • Proporcionar a aplicação prática do conhecimento adquirido sobre a conjugação de verbos no presente simples.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a própria produção escrita e a de colegas.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos estudantes na criação do infográfico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante a pesquisa em grupo e nas atividades individuais.
  • Qualidade da pesquisa realizada e da análise de dados apresentada.
  • Qualidade do infográfico produzido pelo grupo.
  • Utilização correta da conjugação de verbos no presente simples.
  • Coerência e clareza na apresentação da solução para o problema identificado.

Ações do professor

  • Explicar claramente cada etapa do Estudo de Caso para que os alunos possam compreender e executar as tarefas propostas.
  • Fornecer materiais de apoio, como vídeo explicativo e modelo de infográfico para ajudar os alunos nas atividades.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e análise de dados, dando feedbacks constantes e retomando conceitos que ainda precisam ser fixados.
  • Monitorar o trabalho dos grupos, verificando se estão seguindo a metodologia proposta e dando suporte ao que for necessário.
  • Avaliar e dar feedback aos estudantes sobre seus trabalhos e desempenho.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa e análise de dados com responsabilidade e comprometimento.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Elaborar o infográfico com criatividade e precisão.
  • Aplicar corretamente a conjugação de verbos no presente simples.
  • Avaliar constantemente a própria produção e a de colegas, buscando sempre aprimorar a qualidade dos trabalhos realizados.