Aula sobre Conjugation Verbs Simple Present Conjugacao Presente Simples

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Presente Simples é um tempo verbal utilizado em diversas situações do cotidiano, como para descrever hábitos, rotina diária, fatos e verdades universais. É importante que os estudantes aprendam a conjugação correta desses verbos para conseguirem se comunicar de forma eficiente e coerente na língua inglesa. Para tornar a aula mais dinâmica e envolvente, a metodologia ativa escolhida foi a Gamificação, na qual os alunos vão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações a fim de desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema, explicando o que é o Presente Simples e sua função. Para auxiliar, você pode utilizar exemplos práticos, como descrever a rotina do dia a dia do aluno em inglês.

  2. Etapa 2 - Criação da tabela

    Oriente os alunos para que em dupla ou grupo, escolham um verbo em inglês e criem uma tabela de conjugação desse verbo no Presente Simples. Você pode utilizar um quiz de 5 perguntas como forma de avaliação diagnóstica de fixação do tema.

  3. Etapa 3 - Regras do jogo

    Apresente aos alunos as regras do jogo de tabuleiro que será criado em grupo, para promover a fixação do tema de maneira lúdica. Cada grupo deve criar 51 casas no tabuleiro, sendo que em algumas casas os alunos devem fazer perguntas e em outras os alunos devem realizar alguma ação.

  4. Etapa 4 - Elaboração das perguntas

    Os alunos vão criar os cards de perguntas e ações, com base no que foi aprendido sobre o Presente Simples. Você pode auxiliá-los nessa etapa para garantir que os conteúdos abordados estejam de acordo com os objetivos da aula.

  5. Etapa 5 - Hora do jogo

    Os alunos vão montar o tabuleiro e realizar o jogo em grupo, com auxílio do professor. Garanta que os alunos estejam compreendendo as atividades propostas e todos estejam participando efetivamente.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Ao final da aula, realize uma avaliação formativa na qual os alunos devemo explicar o que aprenderam na aula e como vão aplicar esse conhecimento no futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a fixação do tema de forma lúdica.
  • Desenvolver a criatividade dos alunos em atividades pedagógicas.
  • Estimular a oralidade e a comunicação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Correta conjugação dos verbos no Presente Simples.
  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Boa comunicação oral entre os alunos durante o jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos durante todo o processo de criação do jogo.
  • Garantir o aprendizado dos alunos, auxiliando nos conteúdos considerados mais complexos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
  • Interagir com os colegas durante todo o jogo.
  • Demonstrar o conhecimento aprendido durante a aula através das perguntas e ações do jogo.