Aula sobre Conjugation Verbs Simple Present Conjugacao Presente Simples
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Presente Simples é um tempo verbal utilizado em diversas situações do cotidiano, como para descrever hábitos, rotina diária, fatos e verdades universais. É importante que os estudantes aprendam a conjugação correta desses verbos para conseguirem se comunicar de forma eficiente e coerente na língua inglesa. Para tornar a aula mais dinâmica e envolvente, a metodologia ativa escolhida foi a Gamificação, na qual os alunos vão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações a fim de desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema, explicando o que é o Presente Simples e sua função. Para auxiliar, você pode utilizar exemplos práticos, como descrever a rotina do dia a dia do aluno em inglês.Etapa 2 - Criação da tabela
Oriente os alunos para que em dupla ou grupo, escolham um verbo em inglês e criem uma tabela de conjugação desse verbo no Presente Simples. Você pode utilizar um quiz de 5 perguntas como forma de avaliação diagnóstica de fixação do tema.Etapa 3 - Regras do jogo
Apresente aos alunos as regras do jogo de tabuleiro que será criado em grupo, para promover a fixação do tema de maneira lúdica. Cada grupo deve criar 51 casas no tabuleiro, sendo que em algumas casas os alunos devem fazer perguntas e em outras os alunos devem realizar alguma ação.Etapa 4 - Elaboração das perguntas
Os alunos vão criar os cards de perguntas e ações, com base no que foi aprendido sobre o Presente Simples. Você pode auxiliá-los nessa etapa para garantir que os conteúdos abordados estejam de acordo com os objetivos da aula.Etapa 5 - Hora do jogo
Os alunos vão montar o tabuleiro e realizar o jogo em grupo, com auxílio do professor. Garanta que os alunos estejam compreendendo as atividades propostas e todos estejam participando efetivamente.Etapa 6 - Avaliação
Ao final da aula, realize uma avaliação formativa na qual os alunos devemo explicar o que aprenderam na aula e como vão aplicar esse conhecimento no futuro.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a fixação do tema de forma lúdica.
- Desenvolver a criatividade dos alunos em atividades pedagógicas.
- Estimular a oralidade e a comunicação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Correta conjugação dos verbos no Presente Simples.
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Boa comunicação oral entre os alunos durante o jogo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Orientar os alunos durante todo o processo de criação do jogo.
- Garantir o aprendizado dos alunos, auxiliando nos conteúdos considerados mais complexos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
- Interagir com os colegas durante todo o jogo.
- Demonstrar o conhecimento aprendido durante a aula através das perguntas e ações do jogo.