Aula sobre Conjugation Verbs Simple Present Conjugacao Presente Simples

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Presente Simples é um tempo verbal em inglês usado para descrever ações habituais ou rotineiras. Dominar a conjugação dos verbos neste tempo é essencial para a comunicação em inglês. O objetivo desta atividade é ensinar aos alunos como conjugar os verbos no Presente Simples e avaliar a própria produção escrita e a dos colegas, com base no contexto da comunicação. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os alunos vão trabalhar em grupos em diferentes estações com atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - - Introdução

    Inicie a aula fazendo uma revisão com os alunos sobre o conceito de Presente Simples e sua utilização. Em seguida, apresente exemplos de frases no Presente Simples e peça que os alunos identifiquem o verbo conjugado.

  2. Etapa 2 - Primeira estação (Conjugação de verbos)

    Os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo passará por uma das estações. Na primeira estação, os alunos vão trabalhar com a conjugação de verbos no Presente Simples através de um jogo de cartas. Cada carta deve conter um verbo no infinitivo e os alunos vão conjugar o verbo no presente simples e formar uma frase com ele. Dê as instruções e auxilie quando necessário.

  3. Etapa 3 - Segunda estação (Leitura e escrita)

    Na segunda estação, os alunos devem trabalhar sua habilidade de leitura e escrita no Presente Simples. Será apresentado um texto curto contendo várias frases no Presente Simples. Os alunos vão ler o texto e destacar as frases no Presente Simples e depois reescrevê-las com um verbo diferente. Por exemplo, mudar "I play soccer every Saturday" para "She watches a movie every Saturday". Dê as instruções e auxilie quando necessário.

  4. Etapa 4 - Terceira estação (Produção escrita)

    Na terceira estação, os alunos terão que produzir um texto no Presente Simples. Eles serão divididos em duplas. Uma das duplas vai criar uma história simples em períodos no Presente Simples, enquanto a outra dupla será responsável por avaliar o texto de acordo com o contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases). Dê as instruções e auxilie quando necessário.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Para encerrar a aula, os alunos vão compartilhar suas produções escritas com a turma. Faça comentários sobre o que foi produzido e uma revisão de todo o conteúdo trabalhado na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita em inglês no Presente Simples;
  • Proporcionar práticas de avaliação de produção escrita com base no contexto de comunicação;
  • Auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico e agilidade mental por meio do jogo de cartas;
  • Estimular a criatividade e a produção de texto em inglês.

Critérios de avaliação

  • Correção gramatical no uso do Presente Simples;
  • Clareza na escrita e na compreensão do texto;
  • Adequação ao público-alvo e ao contexto de comunicação;
  • Organização textual e coerência na estrutura de frases e parágrafos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de Presente Simples e suas utilizações;
  • Organizar os alunos em grupos e explicar as atividades de cada estação;
  • Monitorar e auxiliar os alunos durante toda a aula;
  • Dar feedback aos alunos sobre suas produções escritas e sobre o aprendizado em geral da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em cada estação;
  • Demonstrar habilidades na conjugação de verbos e na escrita de textos no Presente Simples;
  • Avaliar a produção escrita dos colegas, aplicando os critérios de avaliação apresentados pelo professor;
  • Compartilhar suas produções escritas com a turma e receber feedback do professor.