Aula sobre Conjugation Verbs Simple Present Conjugacao Presente Simples
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, vamos trabalhar a conjugação de verbos no Presente Simples. Essa é uma habilidade fundamental para a comunicação em inglês, já que é uma das formas mais utilizadas para descrever ações e hábitos cotidianos. Um exemplo de como essa habilidade pode ser aplicada no dia a dia dos estudantes é ao descrever a rotina, como "I wake up at 7 o'clock every day" (Eu acordo às 7 horas todos os dias). Ademais, vamos utilizar o método da Sala de Aula Invertida, em que o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem e o professor é o mediador.
Etapa 1 - Antes da aula
Selecione um vídeo curto que apresente a conjugação dos verbos no Presente Simples de forma clara e objetiva. Para que a metodologia seja mais eficiente, o vídeo deve ser compartilhado com os alunos com alguns dias de antecedência, para que eles possam visualizá-lo previamente.Etapa 2 - Em sala de aula
Divida a turma em grupos e solicite que cada grupo crie um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos” Que bom”, "Que pena", "Que tal". Essa ferramenta será utilizada para avaliar a produção dos próprios alunos e dos colegas em relação ao tema Conjugação de Verbos no Presente Simples.Etapa 3 - Introdução
Inicie a aula utilizando exemplos cotidianos que envolvam o uso da conjugação de verbos no Presente Simples e reforce o que foi abordado no vídeo assistido anteriormente pelos alunos.Etapa 4 - Atividade em grupo
Cada grupo vai apresentar o seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado anteriormente. Em seguida, você deve realizar uma atividade em que os alunos devem completar frases utilizando a conjugação correta de verbos no Presente Simples. Os grupos devem se reunir para realizar a atividade e usar o modelo criado para avaliar a sua própria produção e a dos colegas.Etapa 5 - Feedback e correção
Forneça feedback para cada grupo e corrija as respostas incorretas. O objetivo é ajudar os estudantes a identificar possíveis erros e aplicar as correções para aprimorar a sua produção.Etapa 6 - Conclusão
Realize uma discussão com a turma sobre os desafios encontrados durante a atividade, como a conjugação correta de verbos, e a importância de aplicar a Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação da produção textual.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de conjugação de verbos no Presente Simples;
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
- Desenvolver a habilidade de autoavaliação do próprio trabalho e de colegas;
- Incentivar a comunicação em inglês de forma clara e objetiva;
- Reforçar a importância da prática e da correção de erros no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Conjugação correta de verbos no Presente Simples;
- Clareza e objetividade na produção textual;
- Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação;
- Participação ativa na atividade em grupo e na discussão em sala de aula;
- Correção de possíveis erros após o feedback do professor.
Ações do professor
- Selecionar o vídeo que será utilizado na atividade;
- Dividir a turma em grupos;
- Fornecer exemplos práticos sobre a conjugação de verbos no Presente Simples;
- Fornecer feedback e corrigir os erros encontrados pelos alunos;
- Conduzir a discussão final sobre a atividade e possíveis melhorias.
Ações do aluno
- Visualizar previamente o vídeo indicado pelo professor;
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs em grupo;
- Participar ativamente da atividade em grupo;
- Avaliar a própria produção e a dos colegas utilizando a Dinâmica dos 3 Qs;
- Realizar as correções necessárias após o feedback do professor.