Conjunções subordinativas

Nessa aula de Português vamos aprender sobre as conjunções subordinativas. Vamos juntos?

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre as conjunções subordinativas é correto afirmar que:

    A) Ligam uma oração subordinada a outra oração subordinada.

    B) Há dois tipos de conjunções subordinativas que são as integrantes e causais

    C) As principais conjunções integrantes são o que e o se.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Cultura Maker:

    As conjunções subordinativas são conectores que estabelecem uma relação de subordinação entre duas orações. Elas são muito importantes para a coesão e coerência de um texto, pois permitem que as ideias sejam organizadas de forma clara e lógica. Por exemplo, em uma frase como "Eu fui ao cinema depois que terminei meu trabalho", a conjunção "depois que" estabelece uma relação de subordinação entre as duas orações, indicando que a segunda ação só ocorreu após a primeira ter sido concluída.

    Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos vão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia é que os alunos sejam os protagonistas na construção do conhecimento, aplicando a teoria na prática e produzindo um material que poderá ser compartilhado com outros colegas.

    Atividade completa
  4. 4. Ensino Híbrido:

    As conjunções subordinativas são conectores que estabelecem relações de subordinação entre as orações de um período composto. Essas conjunções são importantes para a construção de textos mais complexos e para a compreensão de como as ideias se relacionam em um texto. Na vida cotidiana, as conjunções subordinativas podem ser encontradas em músicas, filmes, livros e até mesmo em conversas informais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as conjunções subordinativas e como identificá-las em textos, além de criar um modelo de registro de aprendizagem para acompanhar o processo.
    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Nesta atividade sobre conjunções subordinativas, os alunos serão desafiados a aprofundar seu conhecimento sobre as diferentes relações estabelecidas por essas conjunções entre as orações de uma frase. Por meio de pesquisa, trabalho em grupo e criatividade, eles serão incentivados a criar diálogos, narrativas ou situações que ilustrem o uso correto das conjunções subordinativas. A atividade, que utiliza a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, promove a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, estimula a colaboração entre os alunos e possibilita reflexões sobre a importância das conjunções subordinativas na estruturação do discurso. Ao final, os alunos terão desenvolvido suas habilidades de identificação e uso adequado das conjunções subordinativas, fortalecendo sua capacidade de produzir textos coerentes e coesos.
    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    As conjunções subordinativas são palavras que conectam orações e estabelecem uma relação de dependência entre elas. Essas conjunções são importantes para a construção de textos mais complexos e com maior coesão. Por exemplo, quando um autor quer explicar o motivo de uma ação, ele pode usar a conjunção "porque". Já quando ele quer mostrar uma condição para que algo aconteça, pode usar a conjunção "se". Nesta atividade, serão trabalhadas as conjunções subordinativas, entendendo como elas funcionam e como podem ser usadas de forma eficiente na produção de textos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    As conjunções subordinativas são elementos fundamentais na construção de frases e parágrafos. Elas estabelecem relações de dependência entre as orações, indicando a subordinação de uma em relação à outra. Por exemplo, em "Eu estudo para que possa passar no vestibular", a conjunção "para que" indica a finalidade da ação de estudar. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as conjunções subordinativas e como elas são utilizadas na construção de textos. O objetivo é que os estudantes sejam capazes de identificar as conjunções subordinativas em textos lidos e em produções próprias.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    As conjunções subordinativas são elementos que conectam orações, estabelecendo uma relação de dependência entre elas. Elas são muito importantes na construção de textos coesos e coerentes, por isso é fundamental que os alunos saibam identificá-las e utilizá-las corretamente. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Dessa forma, eles serão estimulados a participar ativamente do processo de aprendizagem.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: