Aula sobre Conjuncoes Subordinativas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade sobre conjunções subordinativas, os alunos serão desafiados a aprofundar seu conhecimento sobre as diferentes relações estabelecidas por essas conjunções entre as orações de uma frase. Por meio de pesquisa, trabalho em grupo e criatividade, eles serão incentivados a criar diálogos, narrativas ou situações que ilustrem o uso correto das conjunções subordinativas. A atividade, que utiliza a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, promove a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, estimula a colaboração entre os alunos e possibilita reflexões sobre a importância das conjunções subordinativas na estruturação do discurso. Ao final, os alunos terão desenvolvido suas habilidades de identificação e uso adequado das conjunções subordinativas, fortalecendo sua capacidade de produzir textos coerentes e coesos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o conceito de conjunções subordinativas, explicando sua função de estabelecer relações de dependência entre as orações de uma frase. São apresentados exemplos de conjunções subordinativas e suas respectivas relações (causa, consequência, tempo, condição, concessão, finalidade, entre outras).

  2. Etapa 2 - Pesquisa e identificação

    Os alunos são divididos em grupos e recebem diferentes textos que contêm frases com conjunções subordinativas. Cada grupo é responsável por identificar as conjunções subordinativas presentes nas frases e analisar as relações estabelecidas por elas. Os alunos podem utilizar recursos como dicionários, materiais de referência e acesso à internet para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação de exemplos

    Com base na pesquisa realizada, os grupos criam exemplos próprios de frases que contenham conjunções subordinativas e suas respectivas relações. Eles devem compartilhar seus exemplos com a turma, explicando a relação estabelecida pela conjunção em cada caso.

  4. Etapa 4 - Aplicação prática

    Os grupos são desafiados a criar pequenos diálogos, narrativas ou situações que envolvam o uso das conjunções subordinativas e suas relações. Eles devem apresentar suas criações de forma criativa e dinâmica para a turma.

  5. Etapa 5 - Reflexão e discussão

    Após as apresentações, é feita uma reflexão coletiva sobre a importância das conjunções subordinativas na estruturação do discurso e na transmissão de informações. Os alunos são encorajados a compartilhar suas percepções e a debater sobre as diferentes relações estabelecidas pelas conjunções subordinativas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e compreender as conjunções subordinativas e suas respectivas relações estabelecidas entre as orações de uma frase;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo, promovendo a colaboração entre os alunos na busca por informações e na construção de conhecimento;
  • Fomentar a criatividade dos alunos ao criar exemplos próprios de frases com conjunções subordinativas e ao desenvolver diálogos, narrativas ou situações que demonstrem o uso adequado dessas conjunções;
  • Incentivar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, por meio da criação de diálogos, narrativas ou situações que envolvam as conjunções subordinativas e suas relações;
  • Promover a reflexão e a discussão sobre a importância das conjunções subordinativas na estruturação do discurso e na transmissão de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas etapas da atividade;
  • Identificação correta das conjunções subordinativas e suas respectivas relações;
  • Criação de exemplos próprios de frases com conjunções subordinativas e suas relações;
  • Criatividade e clareza na apresentação dos diálogos, narrativas ou situações criadas;
  • Participação construtiva na reflexão e discussão sobre as conjunções subordinativas.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de conjunções subordinativas e suas relações;
  • Organizar os grupos e fornecer os materiais necessários para a pesquisa;
  • Orientar e acompanhar os alunos durante as etapas da atividade;
  • Estimular a participação ativa dos alunos e promover a colaboração entre os grupos;
  • Facilitar a reflexão e discussão sobre as conjunções subordinativas.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas e identificar as conjunções subordinativas e suas relações;
  • Criar exemplos de frases com conjunções subordinativas e compartilhá-los com a turma;
  • Criar diálogos, narrativas ou situações que envolvam o uso das conjunções subordinativas e apresentá-los de forma criativa;
  • Participar ativamente das discussões e reflexões sobre as conjunções subordinativas e suas relações.