Aula sobre Conjuncoes Subordinativas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As conjunções subordinativas são conectores que estabelecem uma relação de subordinação entre duas orações. Elas são muito importantes para a coesão e coerência de um texto, pois permitem que as ideias sejam organizadas de forma clara e lógica. Por exemplo, em uma frase como "Eu fui ao cinema depois que terminei meu trabalho", a conjunção "depois que" estabelece uma relação de subordinação entre as duas orações, indicando que a segunda ação só ocorreu após a primeira ter sido concluída.

Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos vão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia é que os alunos sejam os protagonistas na construção do conhecimento, aplicando a teoria na prática e produzindo um material que poderá ser compartilhado com outros colegas.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    As conjunções subordinativas são conectores que estabelecem uma relação de subordinação entre duas orações. Elas são muito importantes para a coesão e coerência de um texto, pois permitem que as ideias sejam organizadas de forma clara e lógica. Por exemplo, em uma frase como "Eu fui ao cinema depois que terminei meu trabalho", a conjunção "depois que" estabelece uma relação de subordinação entre as duas orações, indicando que a segunda ação só ocorreu após a primeira ter sido concluída.

    Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos vão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia é que os alunos sejam os protagonistas na construção do conhecimento, aplicando a teoria na prática e produzindo um material que poderá ser compartilhado com outros colegas.


  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema das conjunções subordinativas, explicando o conceito e dando exemplos práticos. Em seguida, apresente a metodologia ativa Cultura Maker e explique como ela será aplicada na atividade.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha de papel A4 dividida em 8 partes.

  4. Etapa 4 - Definição dos subtópicos

    Cada grupo definirá um subtópico relacionado às conjunções subordinativas, como "Conjunções Causais", "Conjunções Temporais", "Conjunções Concessivas", entre outros.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Cada grupo realizará uma pesquisa sobre o subtópico escolhido, buscando exemplos práticos de conjunções subordinativas em textos diversos.

  6. Etapa 6 - Criação da fanzine

    Com base na pesquisa realizada, os alunos criarão uma página da fanzine relacionada ao subtópico escolhido. Eles deverão utilizar os exemplos práticos encontrados para ilustrar a página e explicar a relação de subordinação estabelecida pela conjunção.

  7. Etapa 7 - Montagem da fanzine

    Os grupos irão montar a fanzine, organizando as páginas em ordem lógica e numerando-as.

  8. Etapa 8 - Apresentação

    Cada grupo apresentará sua página da fanzine para a turma, explicando o subtópico escolhido e os exemplos práticos encontrados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as conjunções subordinativas em textos diversos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a aplicação prática do conceito de conjunções subordinativas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das conjunções subordinativas nos exemplos práticos.
  • Clareza na explicação da relação de subordinação estabelecida pela conjunção.
  • Criatividade na elaboração da página da fanzine.
  • Coerência e coesão na organização da fanzine.

Ações do professor

  • Introduzir o tema das conjunções subordinativas e a metodologia ativa Cultura Maker.
  • Dividir os alunos em grupos e auxiliá-los na definição dos subtópicos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação da página da fanzine.
  • Estimular a colaboração e a criatividade entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Identificar as conjunções subordinativas nos exemplos práticos.
  • Criar uma página da fanzine relacionada ao subtópico escolhido.
  • Organizar a fanzine em ordem lógica e numerá-la.
  • Apresentar a página da fanzine para a turma.
  • Colaborar com os colegas na construção do conhecimento.