Aula sobre Conjuncoes Subordinativas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As conjunções subordinativas são elementos fundamentais na construção de frases e parágrafos. Elas estabelecem relações de dependência entre as orações, indicando a subordinação de uma em relação à outra. Por exemplo, em "Eu estudo para que possa passar no vestibular", a conjunção "para que" indica a finalidade da ação de estudar. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as conjunções subordinativas e como elas são utilizadas na construção de textos. O objetivo é que os estudantes sejam capazes de identificar as conjunções subordinativas em textos lidos e em produções próprias.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    As conjunções subordinativas são elementos fundamentais na construção de frases e parágrafos. Elas estabelecem relações de dependência entre as orações, indicando a subordinação de uma em relação à outra. Por exemplo, em "Eu estudo para que possa passar no vestibular", a conjunção "para que" indica a finalidade da ação de estudar. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as conjunções subordinativas e como elas são utilizadas na construção de textos. O objetivo é que os estudantes sejam capazes de identificar as conjunções subordinativas em textos lidos e em produções próprias.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância das conjunções subordinativas na construção de textos. Serão apresentados exemplos de frases e parágrafos que utilizam conjunções subordinativas.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Identificação das conjunções subordinativas

    Nesta estação, os alunos irão identificar as conjunções subordinativas em frases e parágrafos. Disponibilize textos e os alunos irão identificar as conjunções subordinativas presentes.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Produção de frases com conjunções subordinativas

    Nesta estação, os alunos irão produzir frases utilizando conjunções subordinativas. Disponibilize um conjunto de palavras que devem ser utilizadas nas frases.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Análise de textos

    Nesta estação, os alunos irão analisar textos que utilizam conjunções subordinativas. Disponibilize textos para que os alunos possam identificar as conjunções subordinativas presentes e discutir a importância delas na construção do sentido do texto.

  6. Etapa 6 - Socialização das atividades

    Os alunos irão socializar as atividades realizadas em cada estação e discutir as dificuldades encontradas e as soluções encontradas.

  7. Etapa 7 - Produção de texto

    Os alunos irão produzir um texto utilizando conjunções subordinativas. Disponibilize um tema para que os alunos possam escrever o texto.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e a qualidade do texto produzido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as conjunções subordinativas em textos lidos e em produções próprias.
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de frases e textos utilizando conjunções subordinativas.
  • Promover a socialização das atividades realizadas pelos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Identificação correta das conjunções subordinativas em textos lidos e produções próprias.
  • Criatividade na produção de frases e textos utilizando conjunções subordinativas.
  • Coerência e coesão na produção do texto final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das conjunções subordinativas na construção de textos.
  • Disponibilizar textos e atividades para que os alunos possam identificar e produzir frases e textos utilizando conjunções subordinativas.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades e a qualidade do texto produzido.

Ações do aluno

  • Identificar as conjunções subordinativas em textos lidos e produções próprias.
  • Produzir frases e textos utilizando conjunções subordinativas.
  • Socializar as atividades realizadas em cada estação.