Aula sobre Conjuncoes Subordinativas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As conjunções subordinativas são elementos que conectam orações, estabelecendo uma relação de dependência entre elas. Elas são muito importantes na construção de textos coesos e coerentes, por isso é fundamental que os alunos saibam identificá-las e utilizá-las corretamente. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Dessa forma, eles serão estimulados a participar ativamente do processo de aprendizagem.
Etapa 1 - Contextualização
As conjunções subordinativas são elementos que conectam orações, estabelecendo uma relação de dependência entre elas. Elas são muito importantes na construção de textos coesos e coerentes, por isso é fundamental que os alunos saibam identificá-las e utilizá-las corretamente. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Dessa forma, eles serão estimulados a participar ativamente do processo de aprendizagem.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Conjunções Subordinativas" e explique sua importância na construção de textos coesos e coerentes. Serão apresentados exemplos práticos de textos que utilizam essas conjunções.Etapa 3 - Leitura e análise de textos
Os alunos farão a leitura de um texto que contenha conjunções subordinativas e, em seguida, farão uma análise em grupo das orações conectadas por essas conjunções.Etapa 4 - Identificação de conjunções subordinativas
Os alunos receberão um texto e deverão identificar as conjunções subordinativas presentes nele. Em seguida, deverão explicar a relação de dependência estabelecida entre as orações conectadas por essas conjunções.Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles deverão utilizar esse modelo como uma ferramenta de avaliação da atividade.Etapa 6 - Produção de texto
Os alunos produzirão um texto utilizando conjunções subordinativas. Eles deverão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Etapa 7 - Socialização dos textos
Os alunos apresentarão seus textos para a turma e farão uma análise em grupo das conjunções subordinativas utilizadas em cada texto.Etapa 8 - Avaliação da atividade
Os alunos utilizarão o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback ao professor.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as conjunções subordinativas em textos lidos e em produções próprias.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos coesos e coerentes.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das conjunções subordinativas.
- Utilização adequada das conjunções subordinativas na produção de texto.
- Participação ativa na atividade.
- Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Coerência e coesão do texto produzido.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância.
- Propor atividades que estimulem a participação ativa dos alunos.
- Dar feedback aos alunos sobre suas produções.
- Estimular a utilização do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Avaliar a atividade de forma clara e objetiva.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Identificar corretamente as conjunções subordinativas.
- Utilizar adequadamente as conjunções subordinativas na produção de texto.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Avaliar a atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.