Aula sobre Conjuncoes Subordinativas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As conjunções subordinativas são elementos que conectam orações, estabelecendo uma relação de dependência entre elas. Elas são muito importantes na construção de textos coesos e coerentes, por isso é fundamental que os alunos saibam identificá-las e utilizá-las corretamente. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Dessa forma, eles serão estimulados a participar ativamente do processo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    As conjunções subordinativas são elementos que conectam orações, estabelecendo uma relação de dependência entre elas. Elas são muito importantes na construção de textos coesos e coerentes, por isso é fundamental que os alunos saibam identificá-las e utilizá-las corretamente. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Dessa forma, eles serão estimulados a participar ativamente do processo de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Conjunções Subordinativas" e explique sua importância na construção de textos coesos e coerentes. Serão apresentados exemplos práticos de textos que utilizam essas conjunções.

  3. Etapa 3 - Leitura e análise de textos

    Os alunos farão a leitura de um texto que contenha conjunções subordinativas e, em seguida, farão uma análise em grupo das orações conectadas por essas conjunções.

  4. Etapa 4 - Identificação de conjunções subordinativas

    Os alunos receberão um texto e deverão identificar as conjunções subordinativas presentes nele. Em seguida, deverão explicar a relação de dependência estabelecida entre as orações conectadas por essas conjunções.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Eles deverão utilizar esse modelo como uma ferramenta de avaliação da atividade.

  6. Etapa 6 - Produção de texto

    Os alunos produzirão um texto utilizando conjunções subordinativas. Eles deverão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  7. Etapa 7 - Socialização dos textos

    Os alunos apresentarão seus textos para a turma e farão uma análise em grupo das conjunções subordinativas utilizadas em cada texto.

  8. Etapa 8 - Avaliação da atividade

    Os alunos utilizarão o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback ao professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as conjunções subordinativas em textos lidos e em produções próprias.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos coesos e coerentes.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das conjunções subordinativas.
  • Utilização adequada das conjunções subordinativas na produção de texto.
  • Participação ativa na atividade.
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Coerência e coesão do texto produzido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Propor atividades que estimulem a participação ativa dos alunos.
  • Dar feedback aos alunos sobre suas produções.
  • Estimular a utilização do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar a atividade de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Identificar corretamente as conjunções subordinativas.
  • Utilizar adequadamente as conjunções subordinativas na produção de texto.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar a atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.