Aula sobre Conjuncoes

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As conjunções são palavras que conectam termos de uma oração ou frases distintas, funcionando como uma espécie de "cola" que une esses elementos. Elas são muito importantes para que as ideias sejam bem compreendidas e para que a comunicação entre as pessoas seja efetiva. A partir de exemplos práticos e didáticos, o professor pode mostrar como as conjunções são usadas em diferentes situações, como em notícias, conversas, textos de opinião, entre outros. Nesta atividade, a metodologia ativa Cultura Maker será aplicada por meio da criação de um fanzine, em que os alunos terão a oportunidade de explorar o tema e seus subtópicos de forma criativa e envolvente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema das conjunções com a ajuda de uma apresentação de slides ou de um vídeo explicativo. Mostre exemplos práticos para que os alunos possam entender a importância das conjunções na construção de frases e textos.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas para poderem trabalhar na criação do fanzine. Cada grupo deverá escolher um subtópico relacionado às conjunções, conjunções coordenativas e seus tipos ou conjunções subordinativas e seus tipos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e criação

    Os alunos terão cerca de 40 minutos para pesquisar sobre o subtópico escolhido e criar o conteúdo do fanzine. Eles poderão utilizar livros, dicionários, enciclopédias e outras fontes de informações disponíveis na biblioteca da escola. Oriente-os durante esse processo, tirando dúvidas e estimulando a criatividade.

  4. Etapa 4 - Montagem do fanzine

    Após criar o conteúdo, os alunos irão montar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Eles poderão utilizar imagens, desenhos, colagens e outros recursos visuais para tornar o fanzine mais atraente e interessante.

  5. Etapa 5 - Socialização dos fanzines

    Cada grupo irá apresentar seu fanzine para a turma e explicar o que foi abordado no subtópico escolhido. Incentive a participação e o diálogo entre os alunos, estimulando a troca de ideias e a aprendizagem coletiva.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Para finalizar a atividade, conduza uma reflexão com os alunos sobre o processo de criação do fanzine e sobre o aprendizado adquirido durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos por meio da metodologia ativa Cultura Maker;
  • Favorecer o trabalho em equipe e a comunicação entre os alunos;
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e envolvente;
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e de identificação de informações relevantes.

Critérios de avaliação

  • Correção ortográfica e gramatical;
  • Coerência e coesão do texto;
  • Criatividade e originalidade na apresentação do conteúdo;
  • Clareza e objetividade na exposição das ideias;
  • Participação e envolvimento dos alunos na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na escolha dos subtópicos e na pesquisa de informações;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos;
  • Auxiliar na organização do fanzine e na montagem do conteúdo;
  • Conduzir a reflexão final sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade e do processo de criação do fanzine;
  • Realizar a pesquisa com atenção e comprometimento;
  • Contribuir para a organização e montagem do fanzine;
  • Apresentar o conteúdo com clareza e objetividade;
  • Interagir com os colegas durante as apresentações.