Aula sobre Conjuncoes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As conjunções são palavras que servem para unir termos de uma oração ou frases inteiras. Elas são muito importantes para a compreensão do texto, pois estabelecem relações entre ideias e ajudam a tornar a leitura mais fluida. As conjunções podem ser classificadas em coordenativas e subordinativas, e cada uma delas tem uma função específica na construção do discurso. Nessa atividade, será aplicada a metodologia Design Sprint para criar um template com 5 etapas que ajudará os alunos a compreender melhor o uso das conjunções.

  1. Etapa 1 - Entender

    Faça uma introdução sobre o que são conjunções e quais são os tipos. Em seguida, os alunos farão uma pesquisa em grupos para encontrar exemplos de frases que contenham conjunções e identificar qual é o tipo de conjunção utilizada. Caso não seja possível pesquisar on-line, forneça materiais impressos aos alunos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Nessa etapa, os alunos deverão criar um mapa mental ou um esquema que represente as informações coletadas na etapa anterior. O objetivo é organizar as informações e fazer uma síntese do que foi aprendido.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Nessa etapa, os alunos deverão decidir qual é o tipo de conjunção que mais apareceu nos exemplos que eles pesquisaram. Em seguida, deverão criar um texto coletivo que utilize esse tipo de conjunção e que tenha um tema definido previamente pelo professor.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Nessa etapa, os alunos deverão criar um roteiro para um vídeo explicativo sobre o uso das conjunções. Eles poderão utilizar recursos como slides, desenhos ou animações para explicar cada tipo de conjunção. Em seguida, deverão gravar o vídeo em grupo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Nessa etapa, os alunos deverão apresentar o vídeo para a turma e fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido durante as etapas do Design Sprint. Você pode fazer perguntas para verificar se os alunos compreenderam bem o uso das conjunções.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em identificar as diferentes formas de utilização das conjunções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Produção de um texto coletivo que utilize o tipo de conjunção escolhido;
  • Qualidade do roteiro e do vídeo produzido pelos alunos.

Ações do professor

  • Fazer uma introdução sobre o tema e explicar as regras do Design Sprint;
  • Acompanhar o desenvolvimento das atividades em grupo e tirar dúvidas;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa em grupo para encontrar exemplos de frases que contenham conjunções;
  • Criar um mapa mental ou um esquema que organize as informações coletadas;
  • Produzir um texto coletivo que utilize o tipo de conjunção escolhido;
  • Criar um roteiro e gravar um vídeo explicativo sobre o uso das conjunções;
  • Apresentar o vídeo para a turma e fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido.