Aula sobre Conjuncoes

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade, utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso, será abordado o tema das conjunções. Os alunos serão desafiados a analisar e corrigir textos que apresentam erros no uso desses conectivos. Por meio de um estudo de caso fictício, eles serão incentivados a identificar os equívocos e propor soluções adequadas. A atividade promove a reflexão sobre a importância das conjunções na construção de frases e textos coesos, além de estimular o trabalho em grupo e a troca de ideias. Os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de análise textual, correção e produção de textos, além de fortalecer o entendimento dos conceitos de conjunções.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o conceito de conjunções e explique sua importância na construção de frases e textos. Forneça exemplos de diferentes tipos de conjunções, como aditivas, adversativas, causais e concessivas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do caso

    Apresente aos alunos um caso fictício que envolva o uso inadequado de conjunções em um texto. Por exemplo, um aluno escreveu um texto argumentativo em que utilizou conjunções de forma equivocada, comprometendo a clareza e a coesão do texto.

  3. Etapa 3 - Análise em grupo

    Divida a turma em grupos pequenos e distribua cópias do texto para cada grupo. Os alunos devem analisar o texto, identificar os erros de uso de conjunções e discutir as possíveis correções. Incentive-os a debater e justificar suas escolhas.

  4. Etapa 4 - Discussão em plenária

    Reúna a turma em uma discussão em plenária para que cada grupo compartilhe suas análises e propostas de correção. Estimule o debate entre os grupos e promova a reflexão sobre as diferentes alternativas apresentadas.

  5. Etapa 5 - Reflexão e conclusões

    Após a discussão em plenária, guie os alunos em uma reflexão sobre as lições aprendidas com o estudo de caso. Faça perguntas como: Quais foram os erros mais comuns encontrados? Quais são as estratégias para evitar o uso inadequado de conjunções? Quais são os benefícios de utilizar conjunções de forma correta?

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Proponha aos alunos que escrevam um texto utilizando adequadamente as conjunções aprendidas. Estabeleça um tema ou permita que os alunos escolham um tema de interesse. Durante essa etapa, os alunos devem aplicar o conhecimento adquirido, criando textos coesos e coerentes.

  7. Etapa 7 - Revisão e correção

    Os alunos revisam e corrigem seus textos em grupo, identificando possíveis erros no uso das conjunções e sugerindo melhorias. O professor pode acompanhar e oferecer orientações durante essa etapa.

  8. Etapa 8 - Apresentação dos textos

    Os alunos apresentam seus textos para a turma, compartilhando as ideias e mostrando a aplicação das conjunções de forma correta. Os demais alunos podem fazer comentários e sugestões construtivas.

  9. Etapa 9 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos levando em consideração a participação nas discussões em grupo, a qualidade da análise do estudo de caso, a correção dos textos produzidos e a capacidade de aplicar corretamente as conjunções. Os critérios de avaliação podem incluir clareza, coesão, coerência e adequação no uso das conjunções.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreensão do conceito de conjunções e sua importância na construção de frases e textos;
  • Desenvolvimento da habilidade de identificar e corrigir erros de uso de conjunções;
  • Estímulo ao trabalho em grupo, promovendo a colaboração e a troca de ideias;
  • Prática da escrita e aprimoramento da habilidade de produção textual coerente e coesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e na plenária;
  • Qualidade da análise do estudo de caso, identificando corretamente os erros de uso de conjunções;
  • Correção adequada dos textos produzidos, demonstrando o domínio do uso correto de conjunções;
  • Capacidade de argumentação e justificativa das escolhas feitas durante a atividade;
  • Clareza, coesão e coerência nos textos produzidos pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de conjunções e fornecer exemplos para compreensão dos alunos;
  • Preparar e apresentar o estudo de caso, estimulando a reflexão sobre o uso correto de conjunções;
  • Dividir a turma em grupos, fornecer material de apoio e orientar as discussões;
  • Moderar as discussões em plenária, incentivando o debate e promovendo a troca de ideias;
  • Acompanhar a produção textual dos alunos, oferecer orientações e auxiliar na revisão e correção dos textos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo, analisando o estudo de caso e propondo soluções;
  • Analisar os textos fornecidos, identificar os erros de uso de conjunções e discutir possíveis correções;
  • Contribuir nas discussões em plenária, compartilhando as análises e propostas de correção;
  • Escrever um texto aplicando corretamente as conjunções, seguindo as orientações fornecidas;
  • Revisar e corrigir os textos em grupo, identificando erros e sugerindo melhorias;