Aula sobre Conjuncoes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, será trabalhado o tema "Conjunções" de uma forma diferente e divertida. As conjunções são palavras que conectam duas ideias ou frases em um texto. Elas são muito importantes para a coesão e a coerência textual, pois ajudam a dar sentido ao que está sendo dito. Para que os alunos entendam melhor o que são conjunções, podemos trazer exemplos práticos, como músicas, filmes e trechos de livros. A metodologia que vamos utilizar é a gamificação, que consiste em transformar a aula em um jogo. Os alunos serão desafiados a criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema das conjunções.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Comece a atividade apresentando o tema das conjunções e explicando sua importância na construção de um texto. É importante que os alunos entendam que as conjunções são palavras que ligam ideias ou frases e que elas são fundamentais para a coesão e a coerência textual. Para isso, você pode utilizar exemplos práticos, como trechos de livros, músicas e filmes.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia

    Explique aos alunos como será a metodologia da aula, ou seja, a gamificação. Diga aos alunos que eles serão desafiados a criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema das conjunções.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos devem ser divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas. Cada grupo deve criar um jogo com oito cartas de perguntas e oito cartas de afirmações sobre o tema das conjunções. O jogo deve ser criado de forma coletiva, com a participação de todos os alunos do grupo. Auxilie os alunos durante todo o processo.

    Exemplo prático:

    Cartas de perguntas

    Quais são as conjunções coordenativas mais comuns?

    Explique a diferença entre conjunções coordenativas e subordinativas.

    Cite três exemplos de conjunções subordinativas causais.

    O que são conjunções adversativas? Dê um exemplo.

    Qual é a função das conjunções aditivas em uma frase?

    Liste três conjunções subordinativas temporais.

    Explique a função das conjunções concessivas em um texto.

    Quais são as conjunções subordinativas comparativas mais utilizadas?

    Cartas de afirmações

    A conjunção "e" é uma conjunção aditiva.

    A conjunção "mas" é uma conjunção coordenativa adversativa.

    A conjunção "quando" é uma conjunção subordinativa temporal.

    A conjunção "porque" é uma conjunção subordinativa causal.

    A conjunção "ou" é uma conjunção coordenativa alternativa.

    A conjunção "embora" é uma conjunção subordinativa concessiva.

    A conjunção "assim que" é uma conjunção subordinativa temporal.

    A conjunção "pois" é uma conjunção coordenativa explicativa.

    _Neste jogo, os jogadores deverão combinar corretamente as perguntas com as afirmações correspondentes, testando seu conhecimento sobre as conjunções. Cada combinação correta vale pontos, e o jogador com mais pontos no final do jogo é o vencedor._


  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar o jogo criado para a turma. Coordene a apresentação e estimule a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre as conjunções

    Após a apresentação dos jogos, faça uma discussão em grupo sobre as conjunções. Estimule a participação dos alunos e esclarecer possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Exercício individual

    Os alunos devem fazer um exercício individual sobre as conjunções. Disponibilize um texto para que os alunos identifiquem as conjunções presentes e expliquem qual é a função delas no texto.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada. Destaque a importância das conjunções na construção de um texto e como a gamificação pode ser uma forma divertida de aprender.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar conjunções em um texto;
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do jogo;
  • Desenvolver a habilidade de escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo;
  • Identificação correta das conjunções no exercício individual;
  • Escrita correta das palavras durante a criação do jogo e exercício individual;
  • Apresentação clara e organizada do jogo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema e a metodologia da atividade;
  • Estimular a participação dos alunos durante todo o processo;
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo e no exercício individual;
  • Coordenar a apresentação dos jogos e a discussão em grupo sobre as conjunções;
  • Fazer uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada no encerramento da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo;
  • Identificar corretamente as conjunções no exercício individual;
  • Escrever as palavras com correção ortográfica durante a criação do jogo e exercício individual;
  • Apresentar o jogo de forma clara e organizada;
  • Participar da discussão em grupo sobre as conjunções.