Aula sobre Conjuncoes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As conjunções são conectores que ligam palavras, frases e orações, dando fluidez e coesão ao texto. Elas são muito importantes na escrita e na comunicação, pois ajudam a estabelecer relações entre as ideias. Para que os alunos compreendam melhor a função das conjunções, é importante trabalhar com exemplos práticos e contextualizados, como notícias, artigos, trechos de livros e músicas. Nesta atividade, a metodologia utilizada será a Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em três grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a atividade explicando o que são conjunções e sua importância na escrita. Em seguida, apresente exemplos práticos de textos que utilizam conjunções.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Criação de frases

    Na primeira estação, os alunos deverão criar frases utilizando as conjunções dadas pelo professor. O objetivo é que os alunos compreendam a função de cada conjunção e saibam utilizá-las de forma adequada.

    Exemplo: Crie uma frase utilizando a conjunção "mas".

    Estação 2 - Identificação de conjunções em textos

    Na segunda estação, os alunos deverão ler um texto e identificar as conjunções presentes nele. O objetivo é que os alunos compreendam como as conjunções são utilizadas em textos e consigam identificá-las em suas leituras.

    Exemplo: Leia o texto abaixo e identifique as conjunções presentes nele:

    "Eu adoro ler livros de aventura, mas confesso que às vezes fico com medo. Por isso, prefiro ler durante o dia, para não ficar assustado à noite."

    Estação 3 - Elaboração de textos

    Na terceira estação, os alunos deverão criar um texto utilizando as conjunções dadas pelo professor. O objetivo é que os alunos apliquem o conhecimento adquirido sobre as conjunções e consigam utilizá-las de forma coesa e coerente em seus textos.

    Exemplo: Escreva um texto sobre suas férias utilizando as conjunções "e" e "ou".


  3. Etapa 3 - Socialização

    Para finalizar a atividade, os grupos deverão apresentar as atividades realizadas nas estações para a turma. Incentive a participação de todos e a troca de informações entre os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar as conjunções de forma adequada e coesa em seus textos;
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
  • Promover a interação e a troca de informações entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das conjunções nas atividades propostas;
  • Coesão e coerência dos textos produzidos pelos alunos;
  • Participação e interação dos alunos durante as atividades.

Ações do professor

  • Explicar claramente o que são conjunções e sua importância na escrita;
  • Orientar os alunos durante as atividades nas estações;
  • Incentivar a participação e a troca de informações entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades nas estações;
  • Utilizar as conjunções de forma adequada e coerente em seus textos;
  • Interagir e trocar informações com os colegas durante as atividades.